
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta quinta-feira (14) no bairro de Brasília Teimosa, na zona sul do Recife (PE), para formalizar a entrega de 599 títulos de regularização fundiária de interesse social. A iniciativa, que beneficiou diretamente famílias da comunidade, é fruto de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura do Recife, por meio do Programa Imóvel da Gente, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A cerimônia marca a Etapa 1 do processo de regularização de uma das áreas mais emblemáticas da capital pernambucana. Nesta fase, foram contempladas famílias que vivem em um terreno de cerca de 80 mil m², avaliado em mais de R$ 3,8 milhões, garantindo segurança jurídica e o direito à moradia digna. Do total de títulos entregues, 66% foram destinados a mulheres chefes de família.
O processo em Brasília Teimosa prevê três etapas, totalizando 6.759 lotes regularizados — 1.006 na fase inicial e 5.753 nas etapas seguintes. Durante o evento, Lula pediu celeridade ao prefeito João Campos e à ministra Esther Dweck para concluir a entrega dos 6.160 títulos restantes até janeiro de 2026.
“Nós temos cerca de 7 mil títulos para distribuir. O meu compromisso e meu pedido é que até janeiro eu venha aqui para entregar os títulos restantes”, declarou.
Isenção de IPTU e reforço político local
O prefeito João Campos destacou que as famílias beneficiadas serão isentas do IPTU municipal. “Vamos cobrar imposto de quem tem como pagar”, afirmou. Em seu discurso, também fez referência à relação política com o presidente.
“O meu pai, como governador, o recebeu todas as vezes. Quero dizer que onde o senhor estiver, no meu estado e na minha cidade, eu estarei ao seu lado, defendendo o seu nome e dizendo que sou um soldado do senhor.”
Monitoramento climático será ampliado no estado
Durante a solenidade, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou investimentos para reforçar a prevenção de desastres naturais em Pernambuco. Segundo ela, o MCTI, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vai ampliar a rede de monitoramento de chuvas e drenagem com a instalação de 39 novos pluviômetros e estações hidrológicas.
Os equipamentos beneficiarão o Recife e mais 15 municípios pernambucanos e fazem parte do Novo PAC. “Nós vamos ampliar a rede de pluviômetros para poder fazer uma prevenção às chuvas na cidade do Recife. Serão mais 15 municípios que vão receber os equipamentos mais modernos”, afirmou.
Também participaram do evento o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Comunidade comemora segurança jurídica com títulos de posse
Representando a comunidade, Clodoaldo José da Silva, integrante da Associação e da Comissão de Urbanização do Conselho de Moradores, relembrou a trajetória de sua família em Brasília Teimosa. “Receber esse título é honrar meus avós. Eles viveram em palafitas, chegaram aqui e resistiram. Depois vieram meus pais. Hoje nós temos a segurança de que a terra é nossa”, declarou.
Criado em 2023, o Programa Imóvel da Gente rompeu com a política de venda indiscriminada de imóveis da União, priorizando a destinação social e a valorização do patrimônio público. A iniciativa já destinou mais de mil áreas, terrenos e construções em 454 municípios, beneficiando cerca de 400 mil famílias e reaproveitando mais de 18 km² de áreas antes ociosas.
A regularização de Brasília Teimosa integra a Linha 2 do programa, que trata da titulação e urbanização de áreas ocupadas por famílias de baixa renda, conectando-se ao programa Periferia Viva.
Leia mais: Novo programa usa dívidas de planos de saúde para atender pacientes do SUS









