Uma obra há muito esperada pelos moradores dos municípios cortados pela via e pelos frequentadores das praias do Litoral Sul, a requalificação da PE-60 vai sair do papel. A governadora de Pernambuco Raquel Lyra anunciou as obras no principal acesso às praias mais badaladas e visitadas pelos turistas, que custarão em torno de R$ 75 milhões e vão contemplar 418 mil pessoas que moram nas cidades beneficiadas pela restauração da estrada.
A governadora apresentou detalhes da obra e ouviu sugestões dos prefeitos da região e deputados estaduais presentes ao ato, no Palácio do Campo das Princesas.
Serão requalificados 85 quilômetros, com início na entrada da BR-101, no município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, seguindo até a divisa com o estado de Alagoas.
“A restauração da PE-60 é algo importante para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, na rota de indústrias, do Porto de Suape, chegando até Alagoas, que já vem de lá para cá com uma via duplicada”, destacou Raquel Lyra.
A gestora informou que, a princípio, estava sendo avaliada a realização de uma parceria público-privada para o projeto, mas que optou por realizar logo a obra, que deverá durar 18 meses.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por meio da Secretaria de Mobilidade e Transporte (Semobi), irá executar a intervenção. Com investimento de R$ 74.831,789,41, a obra contempla os serviços de drenagem para evitar pontos de alagamento na via, pavimentação, sinalização horizontal, vertical e turística.
“O Estado tinha um projeto inicial de fazer uma parceria público-privada. No entanto, a nossa definição foi, neste momento, garantir a restauração da rodovia, um projeto de algo em torno de 75 milhões de reais. Agora a gente reúne os prefeitos da região para apresentar a eles. Até para que a gente possa colher sugestões e integrar projetos da entrada das cidades e a gente possa trabalhar uma urbanização que permita melhor acolhimento aos moradores e aos turistas”, acrescentou a governadora.
Edital de obras da PE-60
Raquel disse acreditar que dentro de 60 dias o edital seja lançado, mas acrescentou que o dinheiro para a obra já está garantido e faz parte dos recursos de empréstimos tomados junto às instituições federais.
“A gente vai desenvolver essa obra importante para Pernambuco para alavancar nosso turismo. A gente sabe dos desafios de quem transita pelo litoral do nosso Estado e a gente vai poder fazer o turismo de Pernambuco crescer em nossas praias, que são belíssimas”, exaltou a governadora.
Presente ao evento, a vice-governadora Priscila Krause destacou o processo de escuta que será feito antes da execução das obras.
“A PE-060 é um dos pleitos estruturadores para a região da Zona da Mata Sul e parte da Região Metropolitana do Recife. A apresentação do projeto de requalificação é um exemplo concreto da escuta que o Governo do Estado vem fazendo, trazendo soluções a partir das demandas apresentadas por prefeitos e deputados”, destacou Priscila Krause.
Municípos contemplados com a PE-60
Entre os municípios contemplados com a melhoria da PE-060 estão Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, localizados no Grande Recife, e Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, que ficam na Mata Sul do Estado.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, explicou que o projeto irá atender às demandas da população dessas regiões.
“O objetivo desta obra é retomar a qualidade viária e a segurança da PE-060, tanto para os motoristas quanto para os pedestres. O Litoral Sul, como polo de desenvolvimento do Estado, será atendido com um projeto de requalificação adequada”, afirmou. Em até 90 dias a licitação deve ser concluída para início das intervenções.
Prefeita de Ipojuca, município que abriga algumas das principais praias do Litoral Sul, como Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi, Célia Sales celebrou a recuperação da rodovia, que, diz, é uma solicitação antiga da população.
“Hoje é um dia histórico para Ipojuca porque esta era uma demanda que vínhamos pedindo há muitos anos. Temos o Porto de Suape e a praia de Porto de Galinhas no nosso município, que representam a força da economia e do turismo do nosso Estado. Por isso, agradecemos à governadora Raquel Lyra, que tem atendido a essa necessidade”, afirmou.
Presenças
Estiveram presentes na reunião o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, os deputados estaduais Jeferson Timóteo, Simone Santana, France Hacker e Eriberto Filho. Os prefeitos Carrapicho (Tamandaré), Pel Lages (São José da Coroa Grande), Camila Machado (Sirinhaém), Carlinhos de Pedreira (Barreiros), Keko do Armazém (Cabo de Santo Agostinho) e Isabel Hacker (Rio Formoso) também participaram.
Veja também:
Estradas em PE: demora para solucionar gargalos afeta a economia