Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Recife-Madri: Aeroporto dos Guararapes estreia a sua 10ª rota internacional

Terminal pernambucano inaugura nesta terça-feira (10) voo direto para Madri pela Azul, alcançando 7 países (Espanha, Portugal, EUA, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai) e consolidando-se como principal hub internacional da região
Puerta del Sol Madri Espanha novo voo internacional Recife Azul Linhas Aéreas
Com primeiros prédios construídos no século 16, a Puerta del Sol é um dos pontos históricos mais visitados por turistas em Madri. Foto: Valery Bareta / Shutterstock.com

O Aeroporto dos Guararapes – Gilberto Freyre, no Recife, vai ampliar sua malha aérea para o exterior nesta terça-feira (10), com o início da operação da rota direta para Madri, na Espanha, pela Azul Linhas Aéreas. Com decolagem prevista para as 19h10, o voo posiciona a capital pernambucana como a única do Nordeste com ligação regular com a capital espanhola e marca a décima conexão ativa com outros países a partir do principal hub internacional da região.

A nova conexão será operada três vezes por semana – às terças, quintas e domingos – com retornos às segundas, quartas e sextas-feiras. A cerimônia de lançamento contará com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause. Na quinta-feira passada (5), a Azul também iniciou a operação da rota para Porto, em Portugal, com taxa de ocupação total no voo inaugural.

O trecho Recife–Madri será realizado com aeronaves Airbus A330-900neo, modelo de nova geração configurado pela companhia com 298 assentos, incluindo 34 na classe executiva, 108 na Economy Xtra e 156 na classe econômica.

O modelo é utilizado pela Azul nas rotas internacionais de longa distância e possui autonomia para voos de até 13 mil quilômetros. As aeronaves são equipadas com sistema de entretenimento individual, conectividade via wi-fi e maior eficiência de combustível, permitindo operação intercontinental com menor impacto ambiental.

A Azul destacou a escolha de Recife como hub internacional estratégico: “Recife tem uma importância estratégica por ser um dos principais centros de conectividade do Nordeste brasileiro. Pernambuco possui grande influência regional e atende a todos os critérios de conectividade necessários para oferecer aos clientes uma nova porta de entrada para a Europa, de forma mais ágil e eficiente, deixando cada vez mais a malha da Azul robusta na cidade pernambucana”, disse o gerente de Relações Institucionais da companhia, César Grandolfo, no dia 20 de março, quando foi anunciado o início da venda de passagens para a nova rota.

- Publicidade -

Madri terá voos do Recife também pela Iberia

Com a inclusão de Madri e Porto, o Aeroporto do Recife passa a oferecer voos internacionais regulares para sete países: Portugal (Lisboa e Porto), Espanha (Madri), Estados Unidos (Orlando e Fort Lauderdale), Argentina (Buenos Aires e Córdoba), Uruguai (Montevidéu), Chile (Santiago) e Paraguai (Assunção). As operações são realizadas pelas companhias Azul, TAP Air Portugal, Gol e LATAM, com a previsão de entrada da Jetsmart e da Iberia.

O aeroporto tem confirmadas para o segundo semestre deste ano as estreias da Iberia na rota Recife–Madri, com três voos semanais a partir de dezembro, e da chilena Jetsmart na rota Recife–Buenos Aires, ampliando a presença de companhias internacionais e de baixo custo no terminal.

Maior oferta de voos internacionais do Nordeste

No comparativo regional, o Aeroporto de Fortaleza opera atualmente oito rotas internacionais regulares, conectando-se a destinos como Paris, Lisboa, Madri, Miami, Orlando, Buenos Aires, Cayenne e Santiago. Em Salvador, o Aeroporto Luís Eduardo Magalhães mantém operações regulares para seis destinos: Lisboa, Madri, Paris, Buenos Aires, Montevidéu e Córdoba — rota esta retomada pela Aerolíneas Argentinas a partir de janeiro de 2025.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto do Recife movimentou 3,1 milhões de passageiros entre janeiro e abril de 2025 — maior volume entre os terminais da região. Em abril, foram 37,9 mil passageiros internacionais, número que coloca o terminal como o segundo mais movimentado do Nordeste nesse segmento, atrás apenas de Salvador.

A malha internacional cresceu 18% nos primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2024. A taxa média de ocupação nos voos internacionais alcançou 82% em abril, evidenciando a consolidação do Recife como um centro de distribuição de voos intercontinentais no país.

Leia mais: Nordeste amplia voos internacionais e supera nível pré-pandemia

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -