![Eólica](https://movimentoeconomico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/wind-3043896_1280-1024x683.jpg)
A GE Vernova anunciou nesta terça-feira (11) que vai encerrar as operações da fábrica de pás eólicas de sua subsidiária LM Wind Power em Suape (PE). Em nota, a empresa atribuiu a decisão a dificuldades no mercado de energia latino-americano. Cerca de mil funcionários serão demitidos.
“Devido à queda na demanda no mercado latino-americano, nossa fábrica de pás eólicas LM Wind Power em Suape, Brasil, encerrará suas operações. Esta foi uma decisão difícil, e estamos totalmente comprometidos em apoiar nossos funcionários impactados e faremos tudo o que pudermos para fornecer a eles benefícios abrangentes de rescisão e transição”, informou a empresa em nota.
A decisão da GE Vernova aprofunda a crise da indústria eólica no Brasil. O fechamento da fábrica se soma a uma sequência de retrações na cadeia produtiva do setor eólico no Brasil. Nos últimos anos, diversos fabricantes reduziram ou encerraram a produção devido à falta de contratos no mercado interno.
A companhia destacou que adotou medidas para minimizar os impactos da desativação, incluindo pagamento de indenizações, manutenção temporária de benefícios, suporte para recolocação profissional e serviços de transição de carreira.
Com essa nova reconfiguração, restam apenas a dinamarquesa Vestas e a chinesa Goldwind na fabricação de aerogeradores no Brasil. No segmento de pás eólicas, a Aéris é a única que segue em operação.
Leia também:
ONS propõe expansão da infraestrutura de energia e causa debate