Uma simples tarefa se transformou em um verdadeiro pesadelo para os contribuintes de Olinda. Eles criticam a Prefeitura por enviar os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) bloqueados para o pagamento. O resultado são filas imensas na Secretaria da Fazenda do município com moradores da cidade, inclusive muitos idosos, para atualizar as guias de pagamento. A gestão reconhece que há um problema, mas culpa uma inconsistência em relação ao CPF.
Desde o início da semana os moradores de Olinda têm reclamado que estão tentando pagar o IPTU, mas os boletos não são aceitos nem nos bancos online ou físico. Diante do problemas, os contribuintes têm procurado a Secretaria da Fazenda de Olinda. Ao chegar, se deparam com longas filas para pegar uma ficha e, depois, têm que aguardar muito tempo para ser atendido nos únicos dois guichês que são disponibilizados.
Alegam, ainda, que mesmo com o novo boleto em mãos precisam esperar por cerca de três horas para que o novo documento seja reconhecido no sistema bancário.
Prefeitura de Olinda culpa inconsistências no CPF
A Prefeitura de Olinda divulgou nota em que afirma que as inconsistências ocorreram devido à informação incorreta do número do CPF do proprietário. “Essa situação é decorrente da obrigatoriedade do Banco Central (BACEN) para a vinculação do número do CPF a todos os pagamentos bancários. Quando essa informação não está atualizada, o pagamento pode ser rejeitado”, diz trecho da nota.
A Prefeitura de Olinda indicou alguns caminhos para que o contribuinte possa resolver a questão de modo virtual. Mas acrescenta que o atendimento presencial continuará valendo.
Veja a íntegra da nota:
A Prefeitura de Olinda informa que as inconsistências ocorreram devido à informação incorreta do número do CPF do proprietário no cadastro imobiliário.
Essa situação é decorrente da obrigatoriedade do Banco Central (BACEN) para a vinculação do número do CPF a todos os pagamentos bancários. Quando essa informação não está atualizada, o pagamento pode ser rejeitado.
Os contribuintes que receberam carnê com este tipo de caso, podem proceder de acordo com as seguintes orientações:
Para corrigir a informação do CPF no cadastro imobiliário, é necessário:
- Entrar em contato via WhatsApp de número (81) 99208-8023 para atendimentos rápidos;
- Solicitar alteração/revisão do cadastro imobiliário no Portal do Contribuinte. Ao fazer isso, é necessário anexar cópias dos seguintes documentos:
- RG (frente e verso) e CPF do proprietário;
- Título de propriedade do imóvel (escritura pública, instrumento particular com firmas reconhecidas, ou contrato de compra e venda);
- Assinar a exposição de motivos, detalhando a solicitação de correção.
Os contribuintes que preferirem o atendimento presencial podem procurar a Secretaria da Fazenda. O órgão está localizado na Av. Santos Dumont, 177B, no Varadouro.Endereço do Portal do Contribuinte: https://www.olinda.pe.gov.br/servicos/contribuinte/
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