Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Chuva de granizo surpreende moradores do interior de Sergipe

A gerência de Meteorologia da Semac, estima que podem ocorrer mais chuvas de granizo no estado
granizo
Brejo Grande foi uma das localidades onde correu chuva de granizo/Foto: reprodução de rede social

Choveu ganizo na manhã desta quarta-feira (05) em Brejo Grande, a 136 quilômetros de Aracaju. O município conta com cerca de 8 mil habitantes e fica no extremo leste do estado de Sergipe, junto à foz do Rio São Francisco. O coordenador da Defesa Civil do município, Ícaro Freire, disse que “foi algo pontual, ocorreu em duas áreas, uma nos tanques de carcinicultura na área rural e outra num povoado conhecido como Quilombo”.

O Instituto Nacional de Meteorologia já havia divulgado um aviso de chuva intensa a desta quarta-feira até às 10h da quinta (06) em Sergipe. Ícaro frisou que já havia a previsão de pancadas leves e moderadas de chuva ao longo do dia, mas a chuva de granizo foi algo histórico. “Pelo que ouvi dos moradores, nunca havia ocorrido algo assim no município”, afirmou.

Ainda há previsão de mais chuvas chuvas moderadas a intensas nas próximas horas em Sergipe, acompanhado de ventos fortes, trovoadas e descargas elétrica, de acordo com boletim emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). O alerta segue até às 11h da próxima sexta-feira, 7, podendo se estender até o sábado, 8. O acumulado de chuva deve ultrapassar 50 mm, e os ventos intensos podem variar entre 40 e 60 km/h.

Mais chuvas de granizo

A gerência de Meteorologia da Semac, estima que podem ocorrer mais chuvas de granizo. Há alertas também para a possibilidade de ocorrência de situações de risco como alagamentos, deslizamentos de encostas, e transbordamento de pequenos córregos, riachos, rios e lagoas.

O boletim indica que as condições ocorrem devido às altas temperaturas e umidade atmosférica, favorecendo a instabilidade termodinâmica, ou seja, a formação de nuvens com trovoadas e descargas.

- Publicidade -

Fatores

Na madrugada de terça e quarta houve ventos fortes com chova. O acumulado de chuvas em Aracaju pode ultrapassar os 30 milímetros e a velocidade dos ventos pode ultrapassar os 30 quilômetros por hora.

A meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Wanda Tathyana, afirmou que estão em atuação dois fenômenos meteorológicos simultaneamente, Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), além da instabilidade termodinâmica calor e umidade na atmosfera, que favorece o acúmulo de nuvens carregadas em todo estado. A previsão pode se manter para os próximos dias.

Leia também:

Chuvas causam alagamentos e colocam Recife e Maceió em estado de alerta

Chuvas no Recife: comércio estima perda de 10% em vendas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -