O Grupo Tokai vai inaugurar quatro novos restaurantes na região Nordeste do Brasil, sendo metade especializada em culinária italiana e a outra metade em culinária asiática. Os empreendimentos ficarão localizados em Recife, Fortaleza e Salvador.
A inauguração das unidades do Miss Kôh e do Restaurante Lotti estão previstas para acontecer entre 2025 e 2026. O grupo, que já conta com 750 funcionários, prevê um crescimento de 33% de seu pessoal, o que o fará atingir a marca de mil colaboradores.
Recife será privilegiada com uma unidade de cada restaurante. O Miss Kôh e o Lotti estarão localizados no Shopping RioMar. Em Fortaleza, o Lotti ficará no RioMar Fortaleza, enquanto em Salvador, o Miss Kôh será instalado no Salvador Shopping. Dessa forma, todas as novas unidades estarão alocadas em shoppings pertencentes ao Grupo JCPM.
O empresário Luis Doria, um dos sócios do Grupo Tokai junto com o também empresário Murcio Dias, explica que a abertura dos quatro novos restaurantes se aproveita de um mercado em crescimento.
“O casual dining tem acelerado bastante, então estamos dando prioridade a esse formato. Não é que não vamos abrir express, mas é o que o mercado está procurando — e temos que ouvir o mercado.”
Doria pontua que o público tem procurado uma experiência gastronômica entre o fast food e o fine dining (isto é, a alta gastronomia), com ambientes descontraídos e confortáveis, serviço de mesa e preços acessíveis. É a esse serviço que se dá o nome de casual dining.
Os restaurantes terão capacidade de 130 a 150 lugares, e unidades do Recife serão equipadas com uma brinquedoteca.
“Temos observado uma necessidade cada vez mais crescente das famílias de querer levar os filhos para o restaurante, então nós vamos contemplar essa demanda para que todo mundo possa estar junto”, completa Doria.
Os diferenciais para Recife, tanto pela presença dos dois tipos de culinária quanto pelo espaço dedicado às crianças, é literalmente uma aposta; mas muito bem embasada.
“Estamos apostando bastante porque sabemos que o pernambucano é apaixonado por comida asiática e italiana”, justifica Doria prontamente. Ele completa afirmando que, durante uma pesquisa de mercado, o Grupo Tokai identificou que “as duas primeiras preferências do pernambucano são exatamente essas: a comida asiática e italiana”.
“E quando digo asiática, refiro-me à culinária de uma forma mais ampla, não apenas à oriental”, pontua o empresário.
Miss Kôh
O Miss Kôh, restaurante de culinária asiática, será uma das novas apostas do Grupo Tokai no Nordeste. Sob a assinatura do chef Tsuyoshi Murakami, que possui estrela Michelin, o restaurante será inaugurado no Salvador Shopping em março de 2025, e no Shopping RioMar Recife em novembro do mesmo ano.
A proposta é explorar a diversidade de sabores da culinária asiática, com foco no público que busca uma experiência gastronômica mais refinada dentro do conceito de casual dining.
Restaurante Lotti
O Restaurante Lotti, especializado em culinária italiana, será inaugurado em Recife e Fortaleza. Na capital pernambucana, a inauguração está prevista para agosto de 2025. Já na capital cearense, o empreendimento terá início somente em 2026.
Grupo Tokai
Com 25 anos de história, o Grupo Tokai iniciou suas operações no Recife e logo expandiu-se para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Hoje, a rede conta com 23 unidades espalhadas por cidades como Belo Horizonte, Salvador e Belém, e está focada em um crescimento constante.
“Trabalhamos com comida oriental desde 1999, com lojas no Shopping Recife. Mas começamos em 1998, com comida árabe; em 1999, com a asiática; e, em 2000, com a italiana, com a Quanto Prima, que depois vendemos.”
A rede agora foca na abertura de mercado para o casual dining, sempre escolhendo com cuidado a localização dos novos empreendimentos.
“Nós selecionamos muito bem os shoppings em que vamos atuar. Fazemos um estudo de mercado e analisamos a viabilidade. Consideramos renda, classe social, classe econômica, se o público é mais feminino ou masculino, isso sempre para tentar adequar a operação ao perfil do local. Sabemos que há momentos de crise e dificuldades, mas é essencial casar a operação com o shopping escolhido.”
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