Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Réveillon: hotéis do Recife já têm mais de 80% de ocupação

reveillon recife hoteis voos
A expectativa da associação de hoteis para o estado é de que o faturamento cresça em torno de 2% a 5% neste Réveillon. Foto: Divulgação/PCR

Os hotéis do Recife, capital de Pernambuco, já têm mais de 80% de ocupação para o réveillon deste ano. A expectativa do setor para o estado é de que o faturamento cresça em torno de 2% a 5%, com uma média de estadia já consolidada de aproximadamente seis diárias para brasileiros e oito diárias para estrangeiros.

O adiantamento em mais de dois meses das atrações musicais do Recife foi recebido de maneira positiva pelo trade turístico. Se apresentarão no palco instalado na orla da praia do Pina Alok, Alceu Valença, Jorge & Mateus e Claudia Leitte, além do Rei Roberto Carlos, que abre a festa da virada da capital.

Mas a retomada de crescimento do setor não se dá somente devido às ações para os shows que saudarão a 2025. A Azul Linhas Aéreas anunciou, no início deste mês, que vai reforçar com 1.159 voos extras as rotas nacionais que têm cidades da região Nordeste como destino durante a época da alta temporada de verão, que vai de 16 de dezembro deste ano a 2 de fevereiro de 2025.

Além disso, o período trará também a novidade da rota inédita Navegantes-Recife, que ligará o Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, ao Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco.

Hotéis e voos

A escolha da capital não é por acaso. Otaviano Maroja, conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco e diretor dos Hotéis Solar e Vivá Porto de Galinhas, explica que a entidade tem um trabalho ativo para a atração dessas rotas.

- Publicidade -

“O trade turístico de Pernambuco negocia com a operadora Azul Viagens, que pertence à Azul Linhas Aéreas, para obter mais voos. Nós disponibilizamos mais apartamentos em bloqueio para a Azul e para muitas outras operadoras. A Azul tem, mais ou menos, 10 voos na baixa temporada, dobrando este número na alta temporada.”

O movimento previsto para a temporada é muito bom, segundo Maroja. Tanto de brasileiros quanto de estrangeiros. “Realmente, o diferencial é o avião. Sem voo, a gente não chega a lugar nenhum”.

A atração só é consolidada, no entanto, com a garantia de ocupações disponíveis para os turistas. “Este ano, foi inaugurado o Novotel Recife Marina, no Centro. São aproximadamente 300 apartamentos, que podem atender quase mil hóspedes. Foi um aumento importante. Em Porto de Galinhas, duas pousadas foram inauguradas. Há um crescimento, pequeno, mas ainda assim significativo.”

Novas rotas

Além dos voos extras e da nova rota nacional, Recife ganhará duas novas conexões com a América Latina. Operado pela Azul, um dos voos sairá de Assunção, no Paraguai, a outra nova rota sairá de Santiago, no Chile, para a capital pernambucana. Ambas operações terão início em dezembro deste ano.

O novo voo da Azul será o único voo do Paraguai para o Nordeste brasileiro. Antes da pandemia, havia um voo semanal da Gol que fazia a rota Santiago-Recife, mas foi interrompido em março de 2020.

“Nós, o Nordeste, somos competidores ferrenhos do Caribe, que tem uma grande quantidade de voos. Estamos competindo com eles o tempo todo, com Cancún, Punta Cana, Curaçao. Nesses momentos, nós nos unimos: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará contra o Caribe. Então esse novo voo será uma experiência fantástica.”

Majora cita ainda o empenho da gestão estadual através da Secretaria de Turismo e Lazer para atrair mais turistas. A ação se chama Verão Pernambuco Deixa Rolar. No último final de semana, a ação foi em Brasília. O itinerante também já passou por em São Paulo e Buenos Aires. Neste final de semana, a ação ocorre em Assunção, no Paraguai, “muito por causa do novo voo”, pontua Maroja.

“O trade turístico participa no primeiro dia, passando por capacitação e outros processos. Durante o final de semana, na sexta, sábado e domingo, o governo de Pernambuco fica o dia inteiro em locais de grande circulação, promovendo uma exposição do turismo de Pernambuco de forma sensorial”, finaliza.

Nordeste

De acordo com os dados mais recentes do informativo mensal do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (InFOHB), de janeiro a agosto de 2024, o segmento hoteleiro registrou aumentos expressivos nos principais indicadores de desempenho.

O levantamento do FOHB, mostra que o Nordeste teve a maior alta no que diz respeito à ocupação. Comparando os oito primeiros meses de 2024 aos de 2023, a região cresceu 8,1%. Quando às diárias, a região cresceu 10%.

Leia mais:

Sete destinos nordestinos disputam TOP 100 Stories de sustentabilidade

Europeus e latinos redescobrem PE e vinda de estrangeiros cresce 20,86%

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -