O Senado Federal aprovou o projeto de lei que inscreve o nome de Eduardo Campos no Livro dos Heróis da Pátria. A proposta, que recebeu apoio unânime tanto na Câmara quanto no Senado, agora segue para sanção presidencial para ser transformada em lei.
De autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), a homenagem, segundo o autor, reconhece a trajetória do ex-governador de Pernambuco, que se destacou como uma das principais lideranças políticas do país. Eduardo Campos, que faleceu de um acidente aéreo em 2014, deixou um legado de dedicação ao povo brasileiro, em especial ao Nordeste. Sua visão de desenvolvimento, compromisso com a inclusão social e defesa de uma política mais justa e igualitária o consagraram como um líder admirado por diferentes espectros políticos.
Carreras quer perpetuar a memória de Eduardo
Ao propor a inclusão de Eduardo Campos no Livro dos Heróis da Pátria, Felipe Carreras reforça a importância de perpetuar a memória de um líder que, mesmo uma década após sua partida, continua a influenciar e motivar aqueles que acreditam em um Brasil mais justo e igualitário.
“Eduardo foi um verdadeiro herói para o povo pernambucano e brasileiro. Sua visão e suas ações transformaram a vida de milhões de pessoas, e seu nome merece estar eternizado junto àqueles que marcaram a história do nosso país. Sempre nos lembraremos dos valores que Eduardo representava: justiça social, desenvolvimento econômico e compromisso com o futuro do Brasil”, afirmou Carreras.
O Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e Democracia Tancredo Neves, em Brasília, eterniza aqueles que contribuíram de forma decisiva para a história do Brasil. Com a sanção presidencial, o nome de Eduardo Campos será gravado ao lado de figuras históricas que ajudaram a construir o Brasil.
Até 2023, 64 títulos foram inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, sendo 51 homens e 13 mulheres. São militares, escritores ou intelectuais, revolucionários, políticos, enfermeiros, inventores, músicos e um imperador.
Entre os heróis e heroínas brasileiros, estão nomes como o avô de Eduardo Campos, Miguel Arraes, Tiradentes, Leonel Brizola, Anita Garibaldi, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Chico Xavier, Santos Dumont e Zuzu Angel.
A expectativa é que a sanção ocorra nos próximos dias, selando definitivamente o reconhecimento nacional ao ex-governador de Pernambuco.
Veja também:
1ª mulher prefeita em PE entra no livro do Panteão dos Heróis e Heroínas