Com o aquecimento do turismo, provocado pelas férias do meio do ano, o Aeroporto dos Guararapes/Gilberto Freyre receberá mais de 7.300 voos, entre pousos e decolagens, de acordo com dados do Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e Empetur.
O número previsto de voos para julho de 2024 é de 7.313, um valor 11,32% maior do que o mesmo mês de 2019, período anterior à pandemia do coronavírus. Ainda de acordo com o levantamento da secretaria, Aeroporto Internacional do Recife se mantém na liderança regional dos terminais aéreos em pousos e decolagens, à frente de Salvador, que prevê 5.136 voos para este mês, e Fortaleza, que registra previsão de 3.694 voos.
O novo secretário estadual de Turismo e Lazer, Paulo Nery, o resultado é fruto do trabalho que o Governo do Estado vem desempenhando.
“Nesta alta temporada, temos um crescimento natural de demanda para o turismo, mas também é mérito do governo estes números positivos, que novamente superam o período anterior à pandemia. Seja com o trabalho de promoção do destino Pernambuco, seja com articulações para trazer mais voos para cá. A liderança regional do nosso Estado também é fruto desse trabalho, que estamos dando continuidade e consolidando”, avaliou o secretário Paulo Nery.
Aeroporto tem mais conexão com São Paulo
O aeroporto que tem mais conexão com o Recife é o de Guarulhos, em São Paulo, seguido por Congonhas, também em São Paulo. Em terceiro aparece o Galeão, no Rio de Janeiro, acompanhado por Salvador e Natal, na sequência. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), compilados pela Setur/Empetur.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o seu índice de atividades turísticas recentemente, atestando que, em maio de 2024, Pernambuco cresceu 1,2% comparado a abril deste ano.
De janeiro a julho, o Estado variou 5,4% positivamente nas atividades turísticas. Pernambuco registra crescimento acima da média do Brasil. O país sofreu um decréscimo de 0,2% no mês de maio de 2024 comparado a abril deste ano.
“As atividades turísticas estão diretamente ligadas ao setor de serviços e à movimentação da nossa economia. Os dados do IBGE atestam que, com o crescimento do setor de Turismo em Pernambuco, nossos serviços faturam mais e existe mais dinheiro circulando. Isso é mais emprego, renda e benefícios para a nossa população”, comentou Paulo Nery.
Veja também:
Aeroporto do Recife é único do NE no ranking dos melhores do mundo