Porto da Ford, parado desde 2021, está na mira de operador da BYD: saiba qual

A presidente da estatal do setor portuário visitou o Porto da Ford neste domingo, acompanhada por executivo da greentech
Porto da Ford: governo da Bahia negocia com operadores interessados
Porto da Ford: secretário Angelo Almeida recebeu os executivos da Shenzhen International Holdings/Foto: Ascom SDE BA

O Yantian Port Group, operador portuário da China, negocia com o governo da Bahia a utilização do Porto da Ford, no município de Candeias (Região Metropolitana de Salvador), numa articulação liderada pela BYD visando a movimentação futura de seus carros fabricados em Camaçari.

O terminal está parado desde 2021, quando a montadora norte-americana fechou as suas unidades no Brasil, incluindo a localizada no polo industrial baiano.

A empresa asiática, controlada pela Shenzhen International Holdings Limited, acaba de realizar uma visita técnica ao Porto da Ford. Vieram ao terminal, neste domingo (2), a presidente da Shezhen, Chaoyang Hu, o diretor Geral Yubin Zhong e o vice-diretor Ziyu Zhong. O grupo esteve acompanhado pelo gerente sênior de Recursos Humanos e Facilites da BYD, Wagner Bazarin Meucci.

Porto da Ford: quem é o operador chinês?

Shenzhen International Holdings Limited é uma estatal do governo de Shenzen, cidade localizada na costa sudeste da China e que integra a província de Guangdong (antigo Cantão). A corporação – hoje sediada nas Bermudas – atua em diversos segmentos do setor portuário, incluindo construção, investimentos, operação, logística integrada e serviços de apoio.

A holding, parceira da BYD, faz parte dos negócios da Shenzhen Investment Holding Corporation, fundo de investimentos controlado pelo governo local em sociedade com a multinacional Cheung Kong (Holdings) Limited, baseada em Hong Kong.

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Porto da Ford pode ser operado por empresa chinesa
A presidente da Shenzhen Chaoyang Hu veio pessoalmente conhecer o Porto da Ford, com dois diretores da companhia/Foto: Ascom SDE-BA

Governo da Bahia comemora interesse no Porto da Ford

Responsável por receber o grupo chinês e apresentar a infraestrutura e oportunidades no Porto da Ford, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, comemora o interesse da Yantian e, claro, da BYD.

“A Yantian busca um terminal para importação e exportação de diversos segmentos e contamos com um empreendimento pronto e com localização estratégica”, destaca.

A BYD, por sua vez, tem mantido reserva sobre qual será exatamente o papel do Porto da Ford em sua logística. A empresa vem sinalizando, de forma não muito clara, para a possibilidade de usar “parte da estrutura”.

A greentech chinesa, que inaugura seu complexo baiano em dezembro próximo, está utilizando atualmente três portos no Brasil para suas importações: Vitória (ES), Suape (PE) e Itapoá (RS).

Porto da Ford foi o primeiro terminal próprio da montadora no mundo
Fim de uma era: Porto da Ford foi o primeiro terminal privado da montadora no mundo/Foto: Ford

Porto da Ford não entrou no acordo final com a BYD

O Terminal Portuário Miguel de Oliveira, nome oficial do Porto da Ford, não entrou no acordo final fechado entre a Build Your Dreams e o governo do estado. A administração estadual vendeu à greentech apenas a estrutura fabril recebida da Ford como compensação pelos incentivos fiscais concedidos ao longo de duas décadas.

Com isso, o terminal – que também integrou o acerto de contas com a multinacional norte-americana – permanece como ativo da estatal Bahiainveste.

Atualmente, além da BYD, há mais dois interessados em movimentar cargas por meio desse píer, ambos chineses e da cadeia de equipamentos eólicos: a Goldwind e a Sinoma.

Esse panorama amplia o leque de oportunidades para a Yantian caso a empresa venha a assumir o terminal.

O que é o Porto da Ford?

Primeiro terminal privado construído pela montadora em toda sua história, o Porto da Ford dispõe de infraestrutura completa para a operação de veículos. O pátio, com 119 mil m2, tem capacidade para a estocagem de até seis mil automóveis.

O empreendimento, localizado no Porto de Aratu, fica situado no Canal de Cotegipe, próximo ao Polo Industrial de Camaçari, um dos clusters do setor fabril mais importantes no país.

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