Lula: “Pernambuco terá água para todo mundo se fartar”

Presidente Lula iacionou a da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca, distrito de Arcoverde, que abastecerá a Adutora do Agreste

Com informações da Agência Brasil

Um evento feito sob medida para exaltar a figura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de uma ofensiva para estancar a queda de popularidade. O ato de acionamento da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca, distrito de Arcoverde, e da inauguração do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste, foi marcado por um público, formado em grande parte por integrantes de movimentos sociais, eufórico pela presença petista e da sua esposa Janja da Silva, saudada por quase um minuto, discursos inflamados e conversas ao pé-de-ouvido com a governadora Raquel Lyra.

- Publicidade -

Empolgado com o ato, Lula afirmou: “O Estado de Pernambuco terá água para todo mundo se fartar, bebendo, tomando banho e cuidando dos animais e cuidando da nossa agricultura”.

Durante o seu discurso,  o presidente fez um breve relato sobre a transposição do Rio São Francisco, que abastecerá a Adutora do Agreste. Lembrou que o projeto já existia desde o império, “desde 1846, o imperador Dom Pedro, que teve a primeira ideia de fazer”, mas por disputas entre os estados foi se arrastando.

“Era muito difícil, porque o Estado da Bahia era contra, era muito difícil porque o Estado de Alagoas era contra, era muito difícil porque o Estado de Sergipe era contra. Então os presidentes da República, antes de mim, iam no Ceará, defendia a transposição. Chegava na Bahia, era contra. Em Pernambuco, defendia a transposição. Chegava em Alagoas, era contra. Na Paraíba, defendia a transposição. Chegava em Sergipe, era contra. Ou seja, havia uma bobagem de que tinha algum Estado que era dono do Rio”, destacou o presidente Lula.

- Publicidade -

Lula elogia Jaques Wagner

O petista, então destacou o papel do então governador da Bahia e hoje senador Jaques Wagner.

“Jaques Wagner, quando era governador, falou: ‘A água não é da Bahia, a água passa na Bahia, ela é do povo brasileiro’. Portanto, o Brasil tem o direito de fazer, tem provisão para trazer água para 12 milhões de brasileiros e brasileiras que moram no semiárido brasileiro”, afirmou o presidente.

Raquel agradece a Lula

Antes de Lula, a governadora Raquel Lyra usou o microfone para agradecer ao empenho do petista e da sua equipe para que a obra saísse do papel. Chegou a classificar como um “sonho” que estava sendo realizado.

“Eu estou aqui com o presidente para agradecer. Agradecer ao senhor, agradecer aos ministros do seu governo. No ano passado, nós tivemos em Brasília, eu tive pessoalmente, 29 vezes. É essa conta mesmo, duas a três vezes por mês. E tive este ano já sete vezes em Brasília. E eu quero agradecer muito, porque essa não é uma conquista minha. Essa é uma conquista do povo de Pernambuco”, colocou Raquel Lyra

Presidente Lula e Raquel em Arrcoverde
Presidente Lula e Raquel em Arrcoverde Foto: Aluísio Moreira/Sei

O ato começou com cerca de uma hora de atraso. O presidente Lula chegou de helicóptero, vindo de Caruaru. Ao ser anunciada a chegada do petista, houve primeiro levante dos presentes, que aplaudiram e puxaram palavras de ordem.

Ao descer da aeronave, seguiu direto para acionar a estação elevatória da primeira etapa da Adutora do Agreste. Estava ao lado de ministros e da governadora Raquel Lyra. Esse sistema de bombeamento vai triplicar o volume de água do Rio São Francisco. E beneficiará 615 mil pessoas.

Primeira etapa

A estação elevatória inaugurada nesta quinta-feira faz parte da primeira etapa do projeto, que vai garantir – até 2026 – que 23 municípios e 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas com as águas do São Francisco. Com isso, serão atendidos os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo.

Veja também:

Lula volta 2ª vez ao ano ao Estado mirando melhoria da popularidade

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -