Suape vira porta de saída para açúcar de usinas da Mata Sul

Além do açúcar, o hub de veículos também registrou crescimento em Suape.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
açúcar em Suape
Embarque de açúcar cresceu, em 2023, no Porto de Suape/Foto: Dani Coutinho

A proximidade do Porto de Suape com as usinas de açúcar da Mata Sul pernambucana tem estimulado operações com o produto. Em 2023, o açúcar ensacado esteve entre as principais mercadorias embarcadas. No ano passado, o atracadouro movimentou 211.349,15 toneladas de açúcar, o que equivale a um aumento de 38% em relação ao ano anterior (153.219,47).

Nesta segunda-feira (22), o navio Neptune J, de bandeira de Palau, atracado no cais 1 seguia sendo abastecido com o produto. A embarcação veio de Trípoli, no Líbano, e retornará para o local de origem na próxima quarta-feira (24) com 23,2 mil toneladas do adoçante pernambucano.

“Suape está situado a poucos quilômetros das principais usinas produtoras de açúcar da Mata Sul de Pernambuco, fato que facilita o escoamento da produção. Além disso, a estrutura de nossos cais otimizam o transporte da carga, trazendo mais competitividade à indústria açucareira do Estado”, enfatiza o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Nilson Monteiro.

Veículos

O Hub de Veículos do Complexo de Suape, o maior do Norte/Nordeste, também teve crescimento significativo. De janeiro a dezembro de 2023, o aumento foi de 42% na movimentação de automóveis em relação ao ano anterior. No total, 80.604 unidades passaram pelo porto, entre operações de exportação, importação e transbordo, tornando o hub o mais movimentado do Norte/Nordeste. No ano passado, a atividade mobilizou 56.932 veículos.

Leia também:

Governo anuncia nova política industrial com crédito de R$ 300 bilhões

BNB alcança marca de R$13 bi em gestão de fundos de investimento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias