No Piauí, pedra fundamental do projeto de H2V será lançada no dia 15

O projeto de H2V vai ser implantado em seis etapas ao longo de 10 anos
A planta de hidrogênio e amônia verdes do Piauí é um projeto grandioso que deve levar 10 anos para ser implantado. Foto: Governo do Piauí/Divulgação

A pedra fundamental da unidade de produção de hidrogênio (H2V) e amônias verdes que vai se instalar no Piauí será lançada no dia 15 deste mês. A data foi anunciada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28) que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes até o dia 12 de dezembro. O projeto envolve grandes players do mercado de energia como a empresa Solatio e a Green Energy Park.

“É um investimento muito importante, o maior da história do nosso Estado. Vai superar R$ 100 bilhões em investimentos ao longo dos próximos 10 anos. Uma grande oportunidade de emprego e renda para o nosso povo”, disse o governador Rafael Fonteles.  

- Publicidade -

Os números deste projeto são grandiosos. Nos projetos apresentados pelas empresas, ele será implantado em pelo menos seis etapas na ZPE do Parnaíba. O objetivo do projeto é produzir 1,4 milhão de toneladas de H2V por ano e 7,5 milhões de toneladas de amônia anualmente. Os produtos serão destinados ao mercado externo e interno. A amônia pode ser usada na fabricação de fertilizantes. No Sul do Piauí e do Maranhão, há grandes áreas agrícolas cultivadas que precisam de fertilizantes.

Projeto inclui usinas solares fotovoltaicas

Recentemente, o Governo do Piauí concedeu licença ambiental prévia para a instalação do Parque de Produção de Hidrogênio Verde na ZPE de Parnaíba. O projeto de hidrogênio também tem ligação com parques de geração de energia solar fotovoltaica que o mesmo conglomerado está desenvolvendo no interior do Piauí. Os projetos de usinas fotovoltaicos devem ter 15 GWp.

Segundo o CEO da Solatio, Pedro Vaquer, esta iniciativa adicional destaca o compromisso da empresa em impulsionar não apenas a produção de hidrogênio verde, mas também a geração de energia solar em larga escala. O hidrogênio só é verde se for produzido a partir de energia limpa, como as usinas éolicas ou as solares fotovoltaicas.

- Publicidade -

Quando o empreendimento entrar em operação, tanto o H2V como a amônia verde serão escoados pelo Porto de Luís Correia, que tem a inauguração da primeira etapa prevista para ser concluída no próximo dia 13. 

Leia também

Os desafios para a produção do hidrogênio verde em Pernambuco

Raquel Lyra anuncia investimento de R$ 20 mi em planta experimental de H2V

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -