O Porto de Suape foi o terminal portuário mais premiado no evento do Prêmio Portos +Brasil, na noite desta quarta-feira (09), em Brasília. A estatal pernambucana, ganhou quatro troféus concedidos pelo governo federal, em reconhecimento aos avanços conquistados em 2022. O evento, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), premia os atracadouros organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros que se destacaram em 2022.
O porto levou o primeiro lugar na categoria Movimentação de granéis líquidos; em segundo lugar no Crescimento da movimentação total dos portos públicos e na Execução de investimentos planejados; e em terceiro lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias – IGAP.
O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, e o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Nilson Monteiro, receberam as premiações numa solenidade que contou com a participação do ministro Márcio França; do secretário Nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico; do secretário-executivo do ministério, Roberto Gusmão; e de autoridades dos Poder Executivo, Legislativo (estadual e federal), e do segmento portuário.
“Os troféus são resultado da excelente estrutura oferecida por Suape e das boas práticas nos serviços ofertados por toda a comunidade portuária de Suape. Estamos muito orgulhosos pelas colocações, pois elas que são fruto de muito trabalho em equipe. Tudo realizado com planejamento estratégico e baseado em dados”, disse Marcio Guiot.
Suape: case bem sucedido
Ele informou que o porto tem investindo em inovação, trazendo novos conceitos e plataformas para o dia a dia de quem participa das operações. “A ideia é projetar o porto internacionalmente, fazendo com que a estatal seja um ‘case’ bem-sucedido de aplicação de transformação digital em gestão portuária”, ressalta Marcio Guiot.
Essa não é a primeira vez que Suape se destaca no evento. O porto já conquistou a liderança na categoria Execução de Investimentos Planejados, em 2021
Os prêmios foram entregues aos três primeiros lugares de cada uma das 10 categorias, que consideraram resultados financeiros, de movimentação e de boa gestão. Os dados foram informados pelas autoridades portuárias e/ou solicitados à Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Antaq e à Marinha do Brasil.
Balanço do 1T de 2023 de Suape
“Os resultados do primeiro semestre deste ano reforçam os bons ventos para o Porto de Suape. Além do crescimento de 5% na movimentação de cargas em relação a 2022, totalizando 12.176.011 toneladas, a Autoridade Portuária registrou 768 atracações de navios entre janeiro e junho deste ano, número 7% superior aos seis primeiros meses de 2022. Os números comprovam que estamos na direção certa para o crescimento exponencial do porto”, ressalta o diretor Nilson Monteiro.
De acordo com o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado em julho deste ano, os granéis líquidos e gases representaram 71,1% (8.657.205 toneladas) da movimentação semestral do Porto de Suape, seguidos de cargas conteinerizadas (22,3% e 2.714.329 t), granéis sólidos (4.4% e 532.528 t) e carga geral solta (2,2% e 271.950 t). Suape também é um importante hub de veículos, tendo movimentando 56.932 em 2022, o que dá 88.457 toneladas.
Leia também:
O Ceará dá mais dois passos para consolidar o hub de hidrogênio verde
Fundos de Investimentos Climáticos vão apoiar projetos de hidrogênio verde em Pecém
Eólica e solar batem recordes de geração em julho
Qair Brasil importa equipamentos para uma planta piloto de hidrogênio verde para NE