Prefeitura de Sirinhaém apresenta seu plano de incentivo fiscal para zonas turísticas

A prefeita de Sirinhaém, Camila Machado diz que o município vive um momento de abertura para mais um eixo de desenvolvimento.
evento da Prefeitura de Sirinhaém
Em evento com empresários, Prefeitura de Sirinhaém apresentou seu plano Foto: Jair Aniceto

A prefeita do município de Sirinhaém apresentou nesta semana aos atuais e futuros investidores o Projeto de Lei Complementar (PLC) que rege o novo Plano de Incentivo Fiscal para a promoção do desenvolvimento turístico e econômico da cidade.

O encontro conduzido pela prefeita Camila Machado, reuniu na última quinta-feira (3), no Hotel Sesc Guadalupe, empresários, vereadores e representantes do Governo de Pernambuco e da Assembleia Legislativa de Pernambuco para encontro teve o objetivo de acelerar a aprovação do documento que está em tramitação desde 2021 na Câmara Municipal de Sirinhaém.

- Publicidade -

O PLC institui o programa de incentivos fiscais para as Zonas de Lazer e Turismo (ZLTs) instaladas nas praias de Aver-o-Mar, Guadalupe, Barra de Sirinhaém e Ilha de Santo Aleixo, na costa da Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Ao se transformar em Lei Municipal, o plano irá proporcionar aos empresários a isenção do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) sobre imóveis em sejam construídas as Unidades Imobiliárias Qualificadas. Também prevê a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de 2% para os serviços relativos à engenharia, arquitetura, geologia, urbanismo, construção civil, manutenção, limpeza, meio ambiente, saneamento e congêneres.

O incentivo também irá reduzir a Taxa de Licença para Execução de Obras, arruamentos e loteamentos em 60% relacionadas aos projetos de construção de unidades imobiliárias de uso comercial, residencial ou misto por um prazo de dez anos.

- Publicidade -
Prefeita de Sirinhaém, Camila Machado
Camila Machado, prefeita da Sirinhaém, ladeada pelo secretário de estado Guilherme Cavalcanti e o presidente da Fecomércii-PE, Bernardo Peixoto /Foto: Jair Aniceto

A contrapartida do setor empresarial para ter seus empreendimentos classificados como Unidades Imobiliárias Qualificadas deverá atender aos critérios de geração de empregos, onde as empresas deverão contratar, pelo menos, 20% de mão de obra local, salvo nos casos de indisponibilidade, e ter um orçamento de obra superior a R$ 10 milhões.

Camila Machado diz que o município vive um momento de abertura para mais um eixo de desenvolvimento. “Este é um momento único que Sirinhaém está vivendo. Esse plano de incentivo fiscal olha com responsabilidade para o futuro da cidade. Sabemos do potencial ambiental e turístico que o município tem e que estava adormecido por muito tempo”, disse.

Câmara de Sirinhaém

O presidente da Câmara dos Vereadores de Sirinhaém, Gutemberg Alexandre, acredita que o trâmite será rápido na casa. “Acreditamos que estamos dando um pontapé inicial neste quesito e esperamos que agora, com o estudo técnico apresentado, o projeto passe tranquilo pela mesa diretora, considerando algumas sugestões apontadas por alguns empresários”.

O ponto em questão é um trecho do litoral que está entre a ZLT de Aver-o-Mar e Guadalupe e a ZLT da Barra de Sirinhaém que compreende a Praia do Guaiamum. Segundo a prefeita, essa localidade da Praia do Guaiamum, será integrada ao projeto de lei.

“Queremos que o desenvolvimento que chega agora seja ordenado e planejado para que a gente possa fazer de Sirinhaém um destino melhor do que as cidades vizinhas. Este momento é muito importante, principalmente, por estarmos com os vereadores que estão apreciando o projeto e, sendo bem otimista, sancionarem o documento em Lei”, disse Camila Machado.

Fecomércio-PE

O presidente do Sistema Fecomércio (Sesc e Senac), Bernardo Peixoto, que inaugurou o primeiro grande empreendimento no litoral de Sirinhaém que foi o Hotel Sesc Guadalupe, falou com otimismo sobre o plano de incentivo para os empresários. “O grande desafio das empresas que chegarão a partir de agora é fazer melhor que a gente. Esse projeto irá trazer um novo ar de desenvolvimento para a região. Estamos no mais novo eixo de desenvolvimento do turismo em Pernambuco, cortado pela PE-60. Estamos nos preparando para o novo turismo no Estado”.

A apresentação do projeto e todos os detalhes foi realizada pelo advogado Carlos André Pereira Lima, sócio do escritório da Fonte Advogados, contratado pela gestão para fazer o estudo de viabilidade do Plano de Incentivo Fiscal de Sirinhaém.

Leia também no site Movimento Econômico:

Deputados se movimentam no retorno da Alepe no 1ª de retorno aos trabalhos

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -