Após comunicar a indicação de um novo presidente para o Complexo Portuário Industrial de Suape, o Governo Raquel Lyra prossegue com as mudanças nas outras empresas que são estratégicas para a economia do Estado. A integração do Porto de Recife ao de Suape e a indicação de novos presidentes para a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e para a Companhia Pernambucana da Gás (Copergás) são esperadas nos próximos dias.
E nos dois últimos casos, o processo de indicação vai seguir os mesmos tramites de Suape, ou seja, uma empresa de recrutamento vai indicar um executivo de mercado para assumir o comando das empresas de economia mista. “Em nenhum momento usamos a origem como critério. Sabemos que há bons quadros aqui em Pernambuco, mas a escolha de Márcio Guiot (um carioca) para Suape foi uma feliz coincidência. Demos sorte de encontrá-lo num momento da carreira que faz sentido assumir Suape”, explicou o secretário Guilherme Cavalcanti.
Recife se agrega a Suape
O secretário disse, porém, que no Porto do Recife, o processo de escolha do presidente será diferente. Guilherme Cavalcanti revelou que o terminal já teve seu Conselho de Administração (Consad) alterado, mas o gestor só será escolhido depois que se definir um novo modelo de operação.
“O terminal do Recife tem desafios específicos ligados à sua sustentabilidade. Ele terá um novo papel e isso vai passar por uma gestão compartilhada com Suape”, adiantou Cavalcanti ao Movimento Econômico. Desta forma, o governo Raquel Lyra vai na mesma direção de vários especialistas, que defendem que o Porto do Recife seja integrado a Suape e funcione com um porto de apoio.
Nos últimos anos, a gestão do terminal portuário do Recife foi prejudicada pelo uso politico do cargo de presidente. Foram várias mudanças de comando sem que tenha havido um trabalho de gestão continuada e um projeto estruturador para o porto.
Adepe e Copergás
Os novos gestores da Adepe e da Copergás ainda não foram definidos, o que deve ocorrer nos próximos dias. Na Adepe, os funcionários aguardavam para esta terça-feira (31) uma reunião do Conselho de Administração (Consad). O secretário, porém, disse que a reunião convocada é da Assembleia Geral. Com isso, cresce a expectativa dos que estão cotados para deixar a Adepe.
O Consad da Copergás deve se reunir em meados de fevereiro. Até lá, o governo poderá escolher com calma os nomes indicados pela empresa de recrutamento. Assim, Roberto de Abreu e Lima e André Campos ainda se mantêm na presidência da Adepe e Copergás, respectivamente.
E nesta quarta-feira (1º), o Consad de Suape tem reunião agendada. O Conselho é formado por pessoas indicadas pela gestão Paulo Câmara, mas é certo que aprove o nome de Márcio Guiot. O Consad de Suape deve ser destituído em abril, quando novos membros indicados pelo governo Raquel Lyra tomarão posse. Mudanças semelhantes vão ocorrer nos Conselhos da Adepe e da Copergás nos próximos dias.
Leia também:
Márcio Guiot é indicado para presidência do Porto de Suape
Com currículo vasto, Márcio Guiot é recebido com entusiasmo para comandar Suape
Sindicatos pedem atuação do Ministério do Trabalho na crise das Lojas Americanas