REC’n’Play volta ao Recife Antigo pela primeira vez desde o início da pandemia

Para mobilizar a população em geral, o REC’n’Play vai além da tecnologia e abre espaço para para música, arte e até eventos de rua com foco no metaverso no Recife Antigo.
O REC’n’Play é o maior festival de tecnologia e inovação do país e acontece no Recife Antigo/
Foto: Edson Holanda/PCR

O REC’n’Play realiza sua quarta edição com o propósito de promover a atmosfera do Porto Digital entre os recifenses. O maior festival de tecnologia e inovação do Brasil será realizado entre os dias 16 a 19 de novembro, promovendo atividades gratuitas de educação, negócios, experiências e entretenimento no Recife Antigo. As inscrições já estão abertas através do site do evento.

“Queremos que a periferia venha para o Porto Digital e veja que isso aqui também é para eles”, diz Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. É um esforço para mostrar que o mercado de TI está aberto para todos, que há oportunidades. O Porto Digital está crescendo e só não avança mais porque enfrenta falta de mão de obra especializada, fenômeno que não é exclusivo de Pernambuco, mas global.

- Publicidade -

O festival promove um ambiente de inovação do parque tecnológico por meio de eixos como cidades inteligentes, economia criativa, tech e empreendedorismo com mais de 500 atividades como palestras, debates, shows, rodadas de negócios, instalações artísticas, experiências tecnológicas, atividades esportivas e atrações para crianças.

A terceira edição do REC’n’Play, realizada em 2019, contou com mais de 35 mil inscritos, cerca de 500 workshops, oficinas, palestras, shows, hackathons, exposições e apresentações culturais. Foram cerca de 700 palestrantes, facilitadores e profissionais prontos para compartilhar o futuro.

Para 2022, primeiro ano de evento após o surgimento da Covid-19, a expectativa é receber volume semelhante. Para comportar tanta gente e evitar as filas que se viu na última edição, o evento traz uma programação bem mais robustas, que ficará distribuída entre 23 prédios, ruas e praças dos bairros de Santo Antônio e do Recife.

- Publicidade -

Para mobilizar a população em geral, o REC’n’Play vai além da tecnologia e abre espaço para para música, arte e até eventos de rua com foco no metaverso. “Com óculos de realidade aumentada, será possível viajar 100 anos no passado e ver como era o Recife”, diz Lucena.

A programação do REC’n’Play 2022 conta com parceiros de conteúdo como CESAR, CESAR School, Hospital das Clínicas, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper, Instituto LED, Instituto de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Sebrae, Senac e Sesc.

A Prefeitura do Recife promoverá iniciativas como Festival de Celebração da Boa Comida, Feira Credpop, Conecta Recife, EITA! e Investe, além de atividades realizadas pelo Recentro, comitê gestor criado do Poder Executivo Municipal para revitalizar a área central da cidade.

Entre as atividades culturais está o Som na Rural. Em frente à Torre Malakoff, na Rua do Observatório, ficará o palco principal “Recife Cidade da Música” com os maiores shows, como Otto e Mundo Bita, e outras atividades na quinta e sexta-feira, das 19h até a meia-noite, e no sábado à tarde.

O movimento Manguebeat, que completa 30 anos de criação em 2022, será homenageado em apresentações musicais, e toda uma trilha de conteúdo selecionada pelo produtor cultural Paulo André e pela cantora e filha de Chico Science, Louise França.

O Bulevar Rio Branco receberá o palco SESC, de quarta a sábado, das 14h às 23h. Do outro lado da Rio Branco, a Arena Drone será uma área exclusiva para o público pilotar drones, fazer manobras e interagir com a tecnologia. A atração é fruto de uma parceria do festival com a Faculdade Tiradentes (FITS) e o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), ambos do Grupo Tiradentes.

A vivência do mundo da inovação e o desenvolvimento de soluções para problemas do cotidiano também fazem parte da parceria entre a Unit-PE e o Porto Digital, que já desenvolveram algumas frentes para atender ao mercado da tecnologia da informação.

Uma delas é a criação de cursos de formação de novos profissionais que atendam demandas específicas de empresas hospedadas no parque tecnológico. Outra ação é o preparo de jovens no programa Embarque Digital, da Prefeitura do Recife, que oferta vagas para estudantes da rede pública de ensino ingressarem em cursos de nível superior em tecnologia.

Entre as atrações com foco em tecnologia e negócios inovadores há presenças femininas de peso, como estão Tijana Jankovic, CEO da Rappi Brasil, Tânia Consentino, presidente da Microsoft Brasil, Ademara, atriz, jornalista e produtora de conteúdo, destaque no Tik Toc. Mas também tem André Trigueiro, jornalista da Rede Globo, a cantora Maria Gadú, Sílvio Meira, professor e presidente do Conselho do Porto Digital, Paulo Sales, presidente do Conselho de Administração da Rede Moura Brasil, além de shows de Otto, Mundo Livre S. A. Mundo Bita, entre outros. Inscreva-se.

Leia mais:

Recife ganha cobertura total do 5G da TIM

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -