Setor produtivo se junta para ajudar os atingidos pelas chuvas em Pernambuco

Diretor executivo do Atitude Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, diz que o setor produtivo tem um papel importante no enfrentamento da tragédia. Foto: Divulgação/Atitude Pernambuco Diante da maior tragédia já registrada na história de Pernambuco, os empresários locais decidiram promover uma campanha nacional de arrecadação de recursos no setor produtivo para assistência imediata às populações atingidas pelas […]

Diretor executivo do Atitude Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, diz que o setor produtivo tem um papel importante no enfrentamento da tragédia. Foto: Divulgação/Atitude Pernambuco

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Diante da maior tragédia já registrada na história de Pernambuco, os empresários locais decidiram promover uma campanha nacional de arrecadação de recursos no setor produtivo para assistência imediata às populações atingidas pelas chuvas no Estado. O movimento é liderado pela associação empresarial Atitude Pernambuco e a plataforma de voluntariado Transforma Brasil, com apoio de instituições como o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) e Câmara Americana de Comércio (Amcham). Os recursos arrecadados serão investidos em alimentos, medicamentos, agasalhos e colchões, que serão destinados à população por meio da plataforma Transforma Brasil e prefeituras das cidades atingidas pelas chuvas que provocaram deslizamentos de barreiras que mataram 129 pessoas e deixaram 128 mil desabrigados.


As chuvas foram 285% acima da média histórica e levaram 34 municípios da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata de Pernambuco a decretarem situação de emergência. “Enquanto lideranças responsáveis pela geração de riquezas, empregos e comprometidas com a sustentabilidade em todos os aspectos, temos um papel fundamental no enfrentamento dessa calamidade”, afirma o diretor executivo do Atitude Pernambuco, Guilherme Cavalcanti. Ele argumenta que é “um dever do setor produtivo, – junto com o poder público, instituições, ONGs e outras entidades -, contribuir para apoiar as comunidades atingidas”.

A campanha está em fase de ativação e já conta com doações com valor médio de R$ 100 mil por empresa. As contribuições podem ser feitas via PIX (chave 31772928000118) ou depósito em conta corrente. A expectativa dos organizadores é atingir R$ 5 milhões até o final de junho. Os recursos financeiros vêm sendo destinados à compra de itens, como alimentos, colchões, produtos de higiene pessoal e medicamentos, que estão sendo distribuídos em parceria com o poder público e a rede de voluntários do Transforma Brasil.

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As localidades atingidas, centros de acolhimento de desabrigados e demandas estão sendo mapeadas em parceria com o poder público para assegurar que tudo que for mais urgente possa chegar a quem mais precisa. “O Brasil tem acompanhado a tragédia das chuvas no Recife. Por isso, o Transforma Brasil e o Novo Jeito lançaram essa campanha tão importante, de apoio às vítimas dessa tragédia. Nesse momento é a hora da solidariedade, da generosidade de todo mundo. Temos recebido o apoio de muita gente. A união de todos é que vai fazer com que situações como essa que a gente está vivendo sejam superadas”, comenta o presidente do Transforma Brasil, Fábio Silva.

Como será a logística do projeto

O cadastramento dos beneficiados e entrega dos kits de produtos alimentícios, remédios e roupas será operacionalizado por meio do Transforma Brasil, uma plataforma de voluntariado que possui mais de 1 milhão de colaboradores e já fez 7 mil iniciativas sociais. A ONG Novo Jeito, voltada para projetos sociais no Recife, e o Porto Social (braço do Transforma Brasil voltado para incubação e aceleração de negócios sociais) vão dar o suporte a essa iniciativa, juntamente com outras organizações, como o Instituto de Desenvolvimento do Varejo e a Amcham Brasil, entre outros.

Os interessados também podem fazer depósitos em nome da Associação Atitude Pernambuco com o CNPJ: 31.772.928/0001-18, no Banco: Itaú (341), agência: 0773 e conta corrente: 25.366-1. Maiores informações podem ser obtidas no Whatsapp (81) 987956749.


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