Digitalização do varejo e o novo papel das lojas estão em pauta no 5º Varejo Vivo

O coquetel de negócios, promovido pela SPV Eventos acontece no dia 25, no Forte do Brum. Na programação, painéis, palestras e homenagens A quinta edição do Varejo Vivo, que acontecerá no dia 25 de novembro, traz ao debate as transformações pelas quais passam o setor. Após mais de um ano de pandemia e em meio […]

O coquetel de negócios, promovido pela SPV Eventos acontece no dia 25, no Forte do Brum. Na programação, painéis, palestras e homenagens

A quinta edição do Varejo Vivo, que acontecerá no dia 25 de novembro, traz ao debate as transformações pelas quais passam o setor. Após mais de um ano de pandemia e em meio a uma crise econômica que atinge não apenas o Brasil, mas diversos países, impactando na cadeia de suprimentos, o evento reunirá empresários, empreendedores e profissionais liberais para debater sobre as principais tendências do varejo e suas novas estratégias.

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O Varejo Vivo chega à sua quinta edição com um formato inovador para o segmento. A novidade fica por conta dos dois painéis, mediados pela jornalista de economia e editora do Movimento Econômico, Patrícia Raposo, na programação do evento: um sobre o novo papel do varejo e o outro sobre o associativismo. O Varejo Vivo, organizado pela SPV Eventos, acontecerá no dia 25 de novembro, a partir das 17h, no Forte do Brum.

Além disso, o coquetel de negócios reunirá importantes nomes dos ramos supermercadista, atacadista distribuidor e da indústria para discutir as principais tendências para 2022. A importância da experiência de compra com a integração entre canais (presencial e digital), a jornada do consumidor no pós-pandemia e o uso de novas tecnologias, o novo papel da loja física e a importância da colaboração entre as empresas do segmento são os principais tópicos que serão abordados no evento.

Evento traz ao debate as transformações no setor / Foto; Pixabay

A diretora da SPV Eventos e organizadora do coquetel de negócios, Paula Valéria Gomes, ressalta que o objetivo do Varejo Vivo é trazer a troca de ideias, fortalecer a rede de relacionamento entre os participantes e homenagear os profissionais que estão se destacando no cenário varejista da região, como forma de estimular a inovação e o compartilhamento de experiências.

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“As mudanças nesse setor são constantes e, além de estarmos atentos para oferecer a melhor experiência de compra para o cliente, devemos fazer parcerias para nos fortalecer. Ter o preço mais baixo não é mais um fator decisivo para que o consumidor, ele espera que a loja atenda às suas necessidades e desejos. E o nosso objetivo com o Varejo Vivo é fazer com que os donos desses comércios estejam por dentro dessas transformações”, explica.

O gerente do Sebrae do Recife e participante do painel sobre o novo papel do varejo, Leonardo Carolino, realça a importância do evento para que o setor possa compreender as transformações sofridas com a pandemia e quais são os desafios futuros. “Mais do que nunca, as lojas físicas estão se esforçando para sobreviver aos impactos sofridos e, por isso, passam por uma mudança de proposta de valor. A integração das plataformas digitais já é uma realidade e é preciso criar ações que as integrem para se aproximar do cliente que quer consumir a qualquer hora, em qualquer lugar”.

O varejo Vivo conta com o patrocínio da São Braz, Start Química, M. Dias Branco, Sebrae, Capricche, Banco do Nordeste (BNB), Sulamérica, Edias Seguros e VR Software. O evento ainda conta com o apoio da Fiepe, Fidelizar Varejo e Fecomércio.

PAINÉIS

Durante a programação do Varejo Vivo, acontecerão dois painéis com seis participantes cada: um sobre o novo papel do varejo e outro sobre a importância do associativismo no segmento. Os dois contarão com a mediação e a expertise da jornalista de economia e colunista nas rádios CBN Recife e Maceió, Patrícia Raposo.

A primeira roda de debate será às 18h20 e abordará questões relacionadas ao novo papel do varejo: construção da identidade da marca, jornada do consumidor e como oferecê-lo uma verdadeira experiência de compra estabelecendo uma relação de confiança, capacitação do time de vendedores e a importância do marketing de atração.

O gerente comercial da M. Dias Branco, Marcus de Jesus, será um dos integrantes desse momento. “O varejo tem uma característica única e, por mais que as vendas pela internet seja uma realidade, as idas às compras de maneira presencial não deixarão de existir, apenas mudará de sua forma de acontecer”, explica.

Marcus ainda ressalta a importância desse canal para a venda das indústrias. “Apesar de estarmos em tempos desafiadores, o varejo tem impulsionado as vendas da Piraquê na região de uma forma que nenhum outro canal conseguiu e por isso é um papel da indústria, também, apoiar e manter essa relação de troca”, finaliza.

Além dele, também integrarão o painel o diretor comercial da São Braz, Walber Santos; o diretor comercial da Capricche, Alberto Torres; o diretor comercial da VR Software Recife, Luciano Guerrero e o gerente do Sebrae Recife, Leonardo Carolino.

Associativismo é o tema do segundo painel, que terá início às 19h, e tratará do modelo de colaboração entre empresas que têm interesses em comum e seus benefícios, como as vantagens econômicas e conquistas relacionadas à representatividade.

“Nesse momento em que sofremos as sequelas da pandemia, como a falta de matéria prima e de produtos, além da entrada de grandes players do mercado na região, as parcerias sólidas e sustentáveis são de extrema importância”, conta o gerente comercial do Nordeste da Start Química, Cristiano Paiva, que participará do painel.

Junto com ele, conversarão sobre o assunto o superintendente do Banco do Nordeste (BNB), Pedro Hermínio; o representante comercial da Comary, Iron Souza, o diretor financeiro da Fiepe, Felipe Coelho e o presidente da rede Bignordeste (Paraíba), Jurandir Araújo.

HOMENAGENS

Além dos painéis, também serão apresentados os cases de sucesso da Quitandaria e Grupo Fênix, que encontraram alternativas para driblar os prejuízos causados pela pandemia e também pela chegada de grandes players do mercado no Estado.

“A Quitandaria se posicionou como um agente de serviços com foco nos perecíveis, enquanto o Fênix investiu na parceria com os fornecedores. Duas estratégias que estão dando certo e que serão compartilhadas para que sirvam de inspiração para outros negócios. O espírito de cooperação e associativismo entre a categoria é essencial para manter o varejo vivo”, salienta Paula.

Por suas atuações de fortalecimento à cadeia produtiva do Estado e da região Nordeste, os empresários do ramo supermercadista e atacadista, Leandro Clinério (Quitandaria) e Roberto Tenório (Fênix) serão homenageados e premiados na noite, juntamente com Heraldo Menezes (Grupo Compare), Fernando Silvestre (Cadan Distribuição) e Ricardo Pontes (Império Atacado).

PROGRAMAÇÃO DOS PAINÉIS

Mediação: jornalista de economia e negócios,Patrícia Raposo

Painel 1 – O novo papel do varejo

Horário: 18h20

Participantes: o diretor comercial da M Dias Branco, Marcus de Jesus; o diretor comercial da São Braz, Walber Santos; o diretor comercial da Capricche, Alberto Torres; o diretor comercial da VR Software Recife, Luciano Guerrero e o gerente do Sabrae Recife, Leonardo Carolino.

Painel 2 – Associativismo

Horário: 19h

Participantes: superintendente do Banco do Nordeste (BNB), Pedro Hermínio; o representante comercial da Comary, Iron Souza, o diretor financeiro da Fiepe, Felipe Coelho; o presidente da rede Bignordeste (Paraíba), Jurandir Araújo e o gerente comercial da Start Química, Cristiano Paiva.

Serviço

5ª Varejo Vivo – 25 de novembro, a partir das 17h, no Forte do Brum (Praça da Comunidade Luso Brasileira, S/N, Bairro do Recife).

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