Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Antifragilidade como orientação para os negócios

Na sua dica de leitura semanal, Aloísio Sotero sugere o livro de Nassim Taleb

Por Aolísio Sotero

O livro Antifragilidade Coisas que se Beneficiam do Caos, de Nassim Taleb, renomado professor de Engenharia de Riscos da Universidade de New York, nos traz novos conceitos para iluminar a prática nas empresas e negócios em tempos de Covid-190.

Um livro inspirador e prático que nos ensina identificar as fragilidades das empresas, que podem desaparecer nesse momento impactadas, inclusive, pelo poderoso ataque do “Vírus do Século”.

Essa lógica é interessante pois rompe com o modelo de que o oposto de fragilidade está na força ou resistência, características de quem é capaz de suportar situações extremas sem se alterar, a clássica visão de resiliência.

A antifragilidade de Taleb, desarma a armadilha do uso do conceito de resiliência, pois pode levar os negócios e empresas a não estarem preparadas para o “o novo normal “. O mais importante, segundo a minha visão, é que antifragilidade pode levar as empresas a se tornarem cada vez mais resistentes aos choque externos, reiventando-se e eliminando as suas fragilidades.

- Publicidade -

Nos inspira a construir um novo Swot que identifica as fraquezas, pontos de forças das empresas e as oportunidades e ameaças à luz das fragilidades e anrifragilidades. Em síntese, as organizações se tornam mais fortes a cada novo choque externo como uma “biomimética” da própria natureza. São ideias que levo, nesse momento, às minhas aulas de Design de Negócios e Finanças Corporativas .

*Aloísio Sotero é professor de Finanças para Economia Digital e  cofundador da Baex Escola de Educaçao Executiva

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -