O Impacto da ferrovia Transertaneja na dinâmica do Porto de Suape

O esperado ramal da Transnordestina, que ligaria o Porto de Suape ao Sertão, não saiu do papel, como já foi bastante noticiado. Mas o Governo de Pernambucano encontrou uma forma de garantir que seu principal porto, e um dos principais do País, não ficasse sem uma ferrovia, equipamento de fundamental importância para o desenvolvimento do […]

O esperado ramal da Transnordestina, que ligaria o Porto de Suape ao Sertão, não saiu do papel, como já foi bastante noticiado. Mas o Governo de Pernambucano encontrou uma forma de garantir que seu principal porto, e um dos principais do País, não ficasse sem uma ferrovia, equipamento de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado e do Nordeste. Foi graças a essa iniciativa que surgiu uma nova ferrovia, que vem sendo chamada de Ferrovia Transertaneja e cujo ator principal é o grupo minerador Bemisa, que irá construi-la e explorá-la.

Neste podcast, a editora do Movimento Econômico, Patrícia Raposo, conversa com o presidente do Complexo Portuário de Suape, Roberto Gusmão, e com o economista Jorge Jatobá, da Ceplan Consultoria, para entender os bastidores desse episódio. A entrevista mostra ainda como essa nova ferrovia, totalmente independente do projeto original comandado pelo Grupo CSN, poderá alavancar negócios que ainda estão adormecidos na região, justamente por falta de um modal de transporte integrado. Acesse neste link.

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