- Publicidade -

Raquel anuncia pacote hídrico de R$ 3 bi para o Grande Recife

O pacote inclui obras que vão desde a Barragem do Engenho Pereira até perfuração de poços nas cidades de Olinda, Recife e Igarassu
- Publicidade -
Ouvir o Artigo Gerando áudio…
~6:19
  1. Governadora Raquel Lyra anuncia investimento de R$ 3 bilhões em obras hídricas para a Região Metropolitana do Recife.
  2. Barragem do Engenho Pereira, retomada após 12 anos de paralisação, será concluída no primeiro semestre de 2028.
  3. Obras do sistema Engenho Pereira receberão R$ 230 milhões, beneficiando aproximadamente 740 mil pessoas na região.
  4. Investimento total em infraestrutura hídrica pode atingir entre R$ 7 bilhões e R$ 8 bilhões com outras obras anunciadas.
  5. Recursos virão de múltiplas fontes incluindo banco do BRIC, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Agência Francesa de Desenvolvimento.
O pacote lançado pela governadora inclui obras como a perfuração de novos poços, melhorias no sistema de abastecimento e a Barragem do Engenho Pereira, entre outras. Foto: Governo do Estado

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (21), um pacote de obras hídricas que demandarão um investimento de R$ 3 bilhões em obras que vão aumentar o abastecimento de água na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Fernando de Noronha. Uma das mais importantes será a Barragem do Engenho Pereira, retomada há 60 dias, que vai conter as cheias do Rio Jaboatão e reduzir o rodízio no abastecimento de água das cidades de Moreno e Jaboatão. As obras hídricas em andamento e anunciadas pela governadora podem chegar a um investimento entre “R$ 7 bilhões e R$ 8 bilhões”, segundo a chefe do Executivo.

Nas obras do sistema Engenho Pereira, serão empregados R$ 140 milhões (na barragem) e R$ 90 milhões no sistema adutor. A expectativa é de que sejam concluídas no primeiro semestre de 2028, segundo o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega. A intervenção deve beneficiar cerca de 740 mil pessoas, segundo informações do governo do Estado.

A barragem será construída no Rio Jaboatão. As obras da barragem do Engenho Pereira estavam paralisadas há 12 anos. O empreendimento vai armazenar  25,67 milhões de metros cúbicos de água em uma área de 242 hectares, evitando enchentes em Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão.

Do pacote de R$ 3 bilhões, R$ 1,4 bilhão será empregado em obras que estão em andamento e R$1,3 bilhão gasto em obras que foram anunciadas. Os recursos virão das mais diversas fontes, segundo a governadora. Os recursos a serem usados incluem empréstimos do banco do BRIC, Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil, Agência Francesa de Desenvolvimento, entre outros.

Na coletiva, Raquel disse que o pacote de investimentos é “um divisor de águas na história de Pernambuco. Quando a gente começa a apagar da história um passado que ainda é presente, em que as pessoas não têm acesso a água e a tratamento de esgoto”. E acrescentou: “São obras que têm começo, meio e fim”.

O pacote anunciado junto com as obras que serão realizadas pela concessionária que venceu a concessão da Compesa vão universalizar o abastecimento de água na RMR. Segundo a governadora, o Estado também fez uma repactuação da Parceria Público-Privada (PPP) Cidade Saneada para destravar algumas obras que estavam travadas na área de saneamento. “Quando a gente coloca o dinheiro das contrapartidas que foram pactuadas em 2012, para fazer, por exemplo, o esgotamento sanitário do Bairro de Boa Viagem, de Imbiribeira, o de Porto de Galinhas e o de Fernando de Noronha; já destravou mais de R1,5 bilhão da BRK para garantir investimentos importantes”, comentou a governadora.

Também estão previstos investimentos de R$ 450 milhões na perfuração de novos poços. Na Região Metropolitana do Recife, foram concluídos 12 poços, existem 27 em andamento e 25 a iniciar. No interior, foi concluiído um poço, tem 27 já iniciados e 18 que ainda aguardam o começo da perfuração. Todos vão aumentar a oferta de água.

Presente ao evento, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, disse que quando a obra do Engenho Pereira estiver pronta vai passar a preocupação do município em relação às pessoas que moram a margem do Rio Jaboatão. Durante os períodos chuvosos, os ribeirinhos têm que deixar as suas casas, indo para os abrigos da prefeitura. “A população realmente, de fato, é afetada pelo volume de água que desce no Rio Jaboatão”, contou o prefeito.

Jaboatão recebeu, num primeiro momento, cerca de R$ 60 milhões da outorga da Compesa. Segundo Mano Medeiros, esses recursos serão empregados em limpeza de canais, limpeza de galerias, melhoria nas drenagens do município, pavimentação de algumas ruas que serão beneficiadas com obras a serem realizadas pelo consórcio que vai assumir os serviços de distribuição de água no Grande Recife.

Detalhes do pacote de obras hídricas

Inteiro, o pacote anunciado contempla a entrega de sete obras, assinatura de 12 ordens de serviço e publicação de 13 editais de licitação na RMR até junho deste ano, incluindo a perfuração de cerca de novos poços em algumas cidades do Grande Recife, como Olinda, Paulista e Igarassu; implantação de Estação de Tratamento de Água ( ETA) de ultrafiltração e requalificação das instalações da ETA, em Moreno; – implantação da ETA e do sistema adutor para Navarro (Sistema Botafogo), em Olinda; – requalificação da elevatória de Pirapama, no Recife; – e requalificação da ETA Várzea do Una, em São Lourenço da Mata.

Entre os editais de licitação previstos estão o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da nova Escola de Sargentos, em Camaragibe; ampliação do SAA dos Curados e Manassu, em Jaboatão; reabilitação eletromecânica da ETA Botafogo, em Olinda; aquisição de equipamentos, como o eletrocentro, para o Sistema Pirapama; – requalificação da ETA Alto do Céu e Caixa D’Água e do Sistema Produtor Tapacurá, no Recife; – além da ETA de ultrafiltração do Parque Capibaribe e ampliação das elevatórias das ETAs Várzea do Una e Tapacurá, em São Lourenço da Mata.

Ainda entre as obras que serão entregues estão a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Cabo de Santo Agostinho, que contempla os bairros de Charnequinha, Cohab, São Judas Tadeu e Centro; ampliação do SES de Fernando de Noronha; ampliação do esgotamento sanitário de Jaboatão, que contempla os bairros de Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Candeias, Piedade e Prazeres; além da ampliação da rede de esgotamento sanitário do Recife, em bairros como Pina, Mustardinha, Afogados, San Martin e Prado.

Ainda na coletiva, a governadora citou que está sendo articulada a barragem de Barra de Guabiraba, que foi discutida numa reunião, anteontem, que a governadora teve com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, e com o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, pedindo autorização para que o governo do Estado inicie esta obra e seja incluído no PAC Investimento.

Leia também

ANP confirma petróleo em sítio do Ceará e agricultor pode receber até 1%

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -