O Governo do Piauí ficará responsável pela construção de um trecho de 177,3 quilômetros da BR-330, quase a totalidade dos 241 quilômetros do traçado da rodovia no estado. A realização dos serviços na estrada federal será possível graças à celebração de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER). O trajeto é estratégico para o escoamento de grãos no sul piauiense e para sua ligação com a região produtora de Balsas, no Maranhão.
De acordo com a gestão estadual, a obra contará com R$ 726 milhões em recursos provenientes do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O trecho a ser construído começa no entroncamento com a PI-397, conhecida como Transcerrados, no município de Currais, na altura da sede da empresa Bunge Laranjeiras. A obra seguirá até a cidade de Tasso Fragoso, na divisa do Piauí com o Maranhão.
“Essa é mais uma importante obra de integração e de grande impacto para o cerrado piauiense. Vamos permitir que o escoamento da produção, a chegada de insumos para o agro, na região sul do Piauí, seja mais rápida. Essa obra vai fortalecer ainda mais o agronegócio e impulsionar o crescimento econômico naquela região”, explica o diretor-geral do DER-PI, Leonardo Sobral.
DNIT está construindo ponte na divisa entre o Piauí e o Maranhão
A implantação da BR-330 inclui outras frentes de trabalho. O Governo Federal, por exemplo, está construindo uma ponte entre os municípios de Santa Filomena, no Piauí, e Tasso Fragoso, no Maranhão. Mais de R$ 34 milhões estão sendo investidos.
Em julho deste ano, o DNIT anunciou que havia concluído a construção das fundações da ponte, obra que gerou mais de 200 empregos diretos e indiretos. A previsão é de que os serviços sejam concluídos no primeiro semestre de 2025. Atualmente, cerca de 1,5 mil veículos transitam pelo local, realizando a travessia do Rio Parnaíba por meio de balsas.
No Piauí, segundo o DER, a BR-330 tem 241 quilômetros de extensão. Mas a rodovia tem importância regional, por ligar o Maranhão à Bahia, fazendo conexões com a BR-101, em Ubaitaba, e com a BR-116, em Jequié, ambos municípios baianos.
Transcerrados, estratégica na mesma região, também passa por obras
Na mesma região, o Governo do Piauí anunciou, em novembro, o início da terceira etapa das obras de pavimentação asfáltica, manutenção e conservação da Rodovia Transcerrados, que é fundamental para o escoamento da produção de soja no sul do estado. Os serviços são executados por meio do consórcio CS Grãos do Piauí, que desde 2021 está inserido naquela que ficou conhecida como a primeira Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão de uma rodovia no Nordeste brasileiro.
O trecho que está recebendo as intervenções tem um total de 95 quilômetros, entre o entroncamento com a PI-262, na Bunge Serra do Quilombo, em Bom Jesus, até a Fazenda Paraíso, na cidade de Gilbués. Ao todo, sete municípios dos Cerrados Piauienses estão sendo beneficiados: Sebastião Leal, Uruçuí, Manoel Emídio, Alvorada do Gurguéia, Palmeira do Piauí, Currais e Bom Jesus. Em maio, outros 236 quilômetros, de um total de 333 quilômetros, já haviam sido entregues por meio da PPP.
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