Conhecida com o nome de Giga + no Nordeste, a holding de provedores de banda larga Alloha comprou a provedora Atex Net Telecom, terceira maior player no mercado do Maranhão. A Atex tem 64,3 mil clientes de banda larga fixa naquele Estado, enquanto a Alloha tem 6,6 mil clientes. Este mercado vai continuar tendo aquisições, o que contribui para formar empresas de porte médio ou grande atendendo as pequenas cidades, segundo o presidente da Teleco Consultoria, Eduardo Tude.
“Como tem muitos provedores, isso vai continuar acontecendo. É um processo de consolidação, em que uma compra a outra. E aí os provedores vão crescendo, ficando maiores e comprando as menores”, explica Eduardo. O Nordeste tem 2515 Prestadores de Pequeno Porte (PPPs) de banda larga fixa que juntos atendem a 5.996.491 clientes. A maioria destes PPPs têm menos de cinco mil clientes.
No Nordeste, os Estados que têm uma atuação maior destes pequenos provedores são Ceará, Bahia e Pernambuco, três dos Estados com maior população. Segundo Eduardo, “isso ocorre porque as grandes operadoras se concentram nas cidades maiores. E nas cidades menores, com menos de 100 mil habitantes quem fez a rede e quem atende são os PPPs. Você vai numa cidade com menos de 30 mil habitantes, e só tem eles. E isso aconteceu no Brasil inteiro”.
Ainda de acordo com Eduardo, esse processo de aquisições e expansão já fez surgir algumas gigantes que oferecem este serviço também em pequenas cidades, como a própria Alloha, a Brisanet, a Vero, que atua mais no Sul, e a Desktop, que atende em São Paulo. “Todas, estão chegando ou ultrapassando o patamar de mais de um milhão de clientes”, comenta Eduardo. “A Alloha nasceu comprando um monte de empresas”, comenta.
Giga+ e o mercado do Maranhão
Com a aquisição da Atex, a Alloha, dona da Giga +, passa a ocupar a terceira posição no mercado maranhense com 70,9 mil acessos. Com isso, a Alloha sai de um total de 1,59 milhão de assinantes para 1,65 milhão de assinantes. A compra foi aprovada pelo Cade, mas não foram revelados valores.
A Alloha surgiu, em 2018, na cidade do Carmo, interior do Estado do Rio de Janeiro. Em 2020, consolidou a presença nos mercados das regiões Norte e Nordeste com a aquisição da Mob Telecom. E um ano depois, concluiu 11 aquisições relevantes, envolvendo as marcas Wirelink, Vip, Click, Univox, Ligue e Niufibra, o que fez a empresa, na época, passar a ter mais de 1,1 milhão de residências conectadas em 254 cidades, localizadas em 20 Estados.
Leia também
Ele começou vendendo internet via rádio e construiu a Brisanet