Aeroportos do Nordeste: 4 cases mostram avanço fora das capitais

Fique por dentro do ciclo de investimentos em aeroportos localizados fora das capitais
Aeroportos fora das capitais nordestina passam por ciclo de investimentos
Aeroportos: na Costa do Descobrimento, o governo da Bahia adequou a pista às exigências da Anac, impulsionando o turismo/Foto: Matheus Landim (Secom BA)

Os aeroportos do Nordeste avançam fora das capitais, com a construção de novos empreendimentos e ampliação dos existentes. As melhorias nos terminais de Porto Seguro (BA), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE) e o projeto para implantação desse equipamento em Maragogi (AL) mostram essa tendência.

No balneário baiano – um dos principais produtos turísticos do Brasil – o governo do estado investiu R$ 21 milhões na pavimentação da pista e faixas laterais. As obras foram entregues neste final de semana pelo governador Jerônimo Rodrigues.

O incremento da infraestrutura acontece num cenário em que o turismo internacional dispara na Bahia. O estado fechou o primeiro quadrimestre deste ano com um crescimento de 48,5% na atração de turistas estrangeiros. O número é seis vezes superior à média de expansão nacional, que ficou em 7,4% no período.

O projeto da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) contemplou a pavimentação asfáltica da pista do aeroporto, com aumento da extensão de 1.850 metros para 2 mil metros.

A intervenção permite o pouso e decolagem de aviões de maior porte. Além disso, o terminal passa a atender às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), depois de firmado um termo de ajustamento de conduta (TAC) para que essa alteração fosse realizada.

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“A conclusão de uma pista do aeroporto de Porto Seguro responde a todas as demandas da Anac, nos comprometemos que não perderíamos voos por esse motivo [medidas da pista]”, afirma o governador.

Aeroportos: projeto impulsiona Costa do Descobrimento

O investimento no aeroporto vai possibiltar um aumento superior a 100% na movimentação, de 14 voos diárias para 33, já que o terminal agora está liberado para voos noturnos.

Esse incremento vai impulsionar o fluxo turístico no produto conhecido como Costa do Descobrimento e que tem como porta de entrada Porto Seguro, cidade a 700 quilômetros de Salvador.

A região – com praias, baías, recifes de coral, manguezais e rios navegáveis – é onde o português Pedro Álvares Cabral desembarcou, na era das Grandes Navegações.

Segundo a edição 2024 do anuário da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Brasztoa), Porto Seguro, juntamente com Maceió, foi o segundo destino mais procurado no país em 2023, atrás apenas de São Paulo.

No ano passado, o aeroporto local recebeu 2 milhões de passageiros (entre embarques e desembarques), de acordo com a Sinart, concessionária que administra o equipamento.

O terminal está conectado a Salvador e a mais 16 aeroportos no Brasil. No mercado internacional, Porto Seguro tem atualmente dois voos diretos, da Gol, para a capital argentina, Buenos Aires. No próximo sábado (6), entra em operação um terceiro serviço para fora do país, da Aerolíneas Argentinas.

Aeroportos: Aena investe na ampliação dos 6 terminais que opera no Nordeste
O presidente da Aena, Santiago Yus, destaca investimento de R$ 2 bilhões em 6 aeroportos do Nordeste, incluindo Juazeiro do Norte e Campina Grande/Foto: Aena Brasil (Divulgação)

Aena amplia aeroportos no Ceará e Paraíba

A concessionária espanhola Aena é outra que se movimenta, fora das capitais, no setor de aeroportos nordestinos. Entre o final do ano passado e o início de 2024, a concessionário concluiu as expansões em Juazeiro do Norte e Campina Grande.

Na cidade cearense, o investimento no Aeroporto Regional do Cariri Orlando Bezerra de Menezes foi de R$ 200 milhões. O terminal teve o tamanho duplicado, de 2,5 mil m² para 6,5 mil m², o que permitiu dobrar a capacidade operacional.

Com isso, o empreendimento agora pode receber até 800 mil pessoas por ano e operar aviões de maior porte (até 215 passageiros).

Em Campina Grande, o Aeroporto Presidente João Suassuna teve a capacidade incrementada para 250 mil passageiro/ano, um salto de 100%, graças a melhorias no terminal e na pista. Com a expansão, o aeroporto passou a ter voos diretos para as cidades de Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Esses investimentos integram um pacote de R$ 2 bilhões da Aena em melhorias dos seis aeroportos que a empresa opera na região.

Maragogi é um dos destaques no ciclo atual de investimentos em aeroportos fora das capitais do Nordeste
Aeroportos: em Maragogi, terminal agita o setor de hotelaria e até Neymar entrou em campo com projeto polêmico de R$ 7,5 bilhões/Maquete: Governo de Alagoas

Aeroportos: Maragogi sai finalmente do papel

Em Maragogi, o aeroporto local – o segundo do estado, que também conta com o de Maceió – é um sonho antigo da região. Mas enfrentou sucessivos atrasos e paralisações desde 2021.

As obras do terminal foram retomadas pelo governo alagoano em outubro do ano passado, quando o governador Paulo Dantas divulgou um cronograma atualizado, com a abertura do equipamento programada para até dezembro de 2024.

A ativação parcial da pista de pousos e decolagens do empreendimento – orçado em R$ 280 milhões totais – vai permitir o início do funcionamento do aeroporto. A previsão é de que essa etapa esteja concluída até o final deste ano.

A expectativa em torno do começo das operações agita o setor de hospedagem. Empresas como Grupo Amarante, Yolo, HSM e Criare estão investindo em novos empreendimentos na região ou ampliando hotéis já existentes. A oportunidade não passou despercebida ao jogador Neymar, que divulgou recentemente um megaprojeto hoteleiro de R$ 7,5 bilhões, parceria com a pernambucana Due Incorporadora.

Esse plano de negócios contempla a construção de 28 empreendimentos distribuídos ao longo de 100 quilômetros de praias, na divisa entre Pernambuco e Alagoas. O anúncio virou polêmica graças à atriz Luciana Piovani, que criticou o complexo do ex-camisa 10 da seleção brasileira de futebol.

A troca de farpas viralizou e provocou uma discussão nacional sobre a “PEC da Privatização das Praias”, que acabou engavetada.

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