A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) participou da cerimônia de posse de 40 novos gestores e gestoras de seu governo na manhã desta segunda-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife. Além de 27 secretários(as), foram empossados os secretários executivos e alguns ocupantes de cargos no segundo escalão.
“Lá fora, a luta é pela sobrevivência. Pela água, pela comida, para sobreviver à violência. Não vamos estar aqui à beira do rio só observando. Nós precisamos andar o nosso estado inteiro, a [Zona da] Mata, o Agreste, os Sertões (…) Pernambuco é um estado grande, mas que teve, por muito tempo, um governo que pensou pequeno. Nosso desafio é ter a largueza da nossa gente”, disse a governadora.
Raquel Lyra estava acompanhada de seu filho mais velho e da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), quando alegou que, em sua gestão, a prioridade nº 1 será o combate à fome. Aliados, como o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil), o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PSB), a desembargadora Dayse Andrade e o ex-governador João Lyra Neto (PSDB), pai de Raquel, também compareceram.
Na solenidade de posse, Raquel dirigiu-se à nova secretária da Mulher, Regina Célia, ao dizer que as mulheres do seu governo tem nas mãos uma responsabilidade específica: “esse governo crê e inspira, porque o Brasil todo está de olho neste estado, que conseguiu eleger duas mulheres para o governo”, afirmou a gestora.
Já o secretário da Casa Civil, Tulio Vilaça, falou em nome dos secretários e afirmou que a nova composição de governo representa uma mudança desejada pelos pernambucanos, que expressaram sua vontade nas urnas e “certamente cumprirá a missão de mudança e transformação”, por meio de um olhar atento aos mais pobres, com a missão de erradicar a fome.
Após a fala dos secretários, foi a vez da vice-governadora Priscila Krause discursar, afirmando que “o sentimento de confiança e de mudança no povo brasileiro é absolutamente perceptível”. A vice-governadora rebateu críticas sobre a falta de nomes da política no secretariado, alegando que as escolhas surpreendem a todos, mas estão alinhadas com o que foi pactuado na campanha junto à população do Estado.
Raquel Lyra encerrou os pronunciamentos oficiais definindo sua equipe como um secretariado “técnico e com sensibilidade política”, alegando que Pernambuco precisa voltar a ter uma posição de destaque regional.
Reforma administrativa
Durante a solenidade, o novo secretário da Casa Civil, Tulio Vilaça, foi questionado sobre cargos em outras estruturas de governo em que ainda não foram feitas nomeações, a exemplo do Porto de Suape.
“A gente vai expedir um decreto com as exonerações, mas há um projeto de reforma administrativa em fase de finalização. Ele traz a nova roupagem do governo, como Raquel pensou. A gente deve mandar [o projeto] e realizar as exonerações ainda essa semana. Vamos continuar com a estrutura existente, até que a reforma seja aprovada, o mais rápido possível”, afirmou Tulio.
A governadora afirmou que a reforma administrativa será encaminhada por meio de uma convocação extraordinária dos membros da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e vai suprir a necessidade das secretarias. “Espero que os deputados possam aprová-la para que o trabalho possa começar”, disse Raquel.
Confira a lista completa dos empossados:
Casa Civil – Tulio Vilaça
Casa Militar – Coronel Mamede
Justiça e Direitos Humanos – Lucinha Mota
Fazenda – Wilson José de Paula
Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca – Aloisio Ferraz
Saúde – Zilda do Rego Cavalcante
Educação e Esportes – Ivaneide Dantas
Administração – Ana Maraíza
Mobilidade e Infraestrutura – Evandro Avelar
Recursos Hídricos e Saneamento – José Almir Cirilo
Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional – Fabrício Marques Santos
Desenvolvimento Urbano e Habitação – Simone Benevides
Turismo e Lazer – Daniel Coelho
Comunicação – Rodolfo Costa Pinto
Ciência, Tecnologia e Inovação – Mauricélia Vidal
Procuradoria-Geral do Estado – Bianca Teixeira
Cultura – Silverio Pessoa
Desenvolvimento Econômico – Guilherme Cavalcanti
Defesa Social – Del. Carla Patrícia Cunha
Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas – Carolina Cabral
Mulher – Regina Célia
Controladoria Geral do Estado – Érika Lacet
Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo – Amanda Aires
Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha – Ana Luiza Ferreira
Chefe de Gabinete da governadora – Eduardo Vieira
Assessoria Especial – Fernando Holanda
Gabinete de Projetos Estratégicos – Diogo Bezerra
Leia também: Lula é empossado ressaltando democracia e acusando desmonte da máquina pública