Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Confira a posse de governadores do Nordeste

Alagoas Sob fortes aplausos dos deputados estaduais, secretários e convidados, o governador Paulo Dantas e o vice-governador Ronaldo Lessa tomaram posse na tarde deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa do Estado, reafirmando que Alagoas será o estado que mais vai se desenvolver nos próximos 4 anos, com foco nos programas sociais e no amplo diálogo […]

Alagoas

Sob fortes aplausos dos deputados estaduais, secretários e convidados, o governador Paulo Dantas e o vice-governador Ronaldo Lessa tomaram posse na tarde deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa do Estado, reafirmando que Alagoas será o estado que mais vai se desenvolver nos próximos 4 anos, com foco nos programas sociais e no amplo diálogo com os 102 municípios em defesa dos interesses dos alagoanos. 

Governador de Alagoas Paulo Dantas

Em seu discurso, Paulo Dantas afirmou que quer ser lembrado como o governador que trabalhou para todos os alagoanos, que combateu a fome no estado e que criou um inovador programa de transferência de renda, que em breve será lançado para minimizar a situação de insegurança alimentar.

“É por isso que vamos fazer um programa inovador de transferência de renda para aperfeiçoar o Pacto contra Fome, além de levar ao PAA (Plano Plurianual) alimentos para oferecer merenda de qualidade para os nossos alunos, manter o Cartão Cria, o Cartão Escola 10, o Programa do Leite, o Programa de Sementes, de Cisternas, os restaurantes populares… esse conjunto de ações será o maior investimento de combate à fome da história de Alagoas”, destacou.

- Publicidade -

Paulo também defendeu a valorização das mulheres como política de governo – se mantendo como o único estado a ter mais mulheres no primeiro escalão – e na defesa das comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e dos LGBTQIA+. A relação do governador com o campo popular também fez parte do discurso de posse.

Bahia

A cerimônia de transmissão de cargo do ex-governador Rui Costa para o já empossado Jerônimo Rodrigues, que é de origem indígena, foi realizada em uma tenda montada no gramado próximo à Assembleia Legislativa. Ela foi marcada pela apresentação do Hino Nacional Brasileiro interpretado pela indígena Nívea Akuã Pataxó, acompanhada da camerata da Orquestra Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia), projeto mantido pelo Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Cerimônia de transmissão de cargo, Jerônimo Rodrigues.

O Neojiba é destaque por promover a inclusão social de jovens carentes utilizando a música clássica como instrumento de transformação. A indígena Nívia Akuã fez uma interpretação emocionante na qual trocou do português para o Pataxó algumas palavras da letra do Hino Nacional.

A tradição da Família Macedo também animou a solenidade com Armandinho executando o Hino do Senhor do Bonfim. O repertório trouxe, ainda, “Chame Gente”, letra e música de Armandinho e Moraes Moreira. Canção que fez autoridades e convidados matarem as saudades do Carnaval.

Ceará

O governador Elmano de Freitas e a vice-governadora Jade Romero tomaram posse na manhã deste domingo (1º) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em Fortaleza. Na sequência, foi realizada a cerimônia de assinatura do termo de transmissão de cargo, no Palácio da Abolição, sede do Executivo, com a participação da ex-governadora Izolda Cela, e com a posse do novo secretariado de Estado e presenças de outras autoridades e convidados.

Posse de Elamano de Freitas.

Em primeiro discurso Elmano de Freitas agradeceu ao povo cearense pela confiança, defendendo que unirá forças para assegurar justiça e inclusão social.

“O Ceará que eu sonho, pelo qual destinarei todas as minhas forças, é um Ceará com mais oportunidades, principalmente para quem mais precisa. Este é o meu foco. Vamos fazer o Estado crescer, mas no esforço permanente de que esse crescimento venha acompanhado de um processo, também permanente, da redução das desigualdades sociais. Nossa busca será incessante por justiça social, porque ninguém quer ver pessoas mendigando, sofrendo, clamando por emprego ou chorando de fome”, garantiu.

Aliado à justiça social, com foco no combate à fome, Elmano enfatizou que saúde, segurança e educação em tempo integral também serão prioridades da nova gestão. “Investir em educação de qualidade é a melhor política de prevenção social, que reflete em segurança. Nessa busca por mais oportunidades para a juventude e população, nosso governo sempre estará de portas abertas para o setor produtivo, para a construção de projetos e iniciativas para o desenvolvimento sustentável do Ceará. Assim como a classe trabalhadora, que sem a qual não há desenvolvimento, que seja respeitada e valorizada”, reforçou Elmano, que também agradeceu aos ex-governadores do Ceará, com destaque para Izolda Cela e Camilo Santana, pelo legado deixado – ambos ovacionados pelos presentes a cada menção no discurso do governador empossado.

Maranhão

O governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão, tomou posse do cargo de chefia do executivo estadual para o quadriênio 2023-2026, juntamente com o vice-governador, Felipe Camarão. Na ocasião, Brandão falou sobre o fortalecimento em áreas como a educação, empregabilidade e segurança alimentar.

“Desde a campanha, a gente tem falado que o nosso governo é de continuidade e de avanços. Pretendemos fortalecer muito a educação como forma de mudar a vida das pessoas, além de fortalecer a infraestrutura, o social e a segurança alimentar. Portanto, eu diria que a educação será o nosso carro-chefe, sem esquecer todas as áreas que ainda precisamos ampliar”, destacou o governador.

“Desde a campanha, a gente tem falado que o nosso governo é de continuidade e de avanços. Pretendemos fortalecer muito a educação como forma de mudar a vida das pessoas, além de fortalecer a infraestrutura, o social e a segurança alimentar. Portanto, eu diria que a educação será o nosso carro-chefe, sem esquecer todas as áreas que ainda precisamos ampliar”, destacou o governador.

“A gente criou um programa de segurança alimentar muito forte, o que tem incluído a distribuição de cestas básicas e a construção de Restaurantes Populares, que eram 100 na saída do ex-governador Flávio Dino; eu já construí 70 e, lógico, vou levar este programa a todos os municípios”, assegurou Brandão.

Ainda em relação ao esforço no combate às desigualdades no estado, o governador reeleito fala sobre o tripé desenvolvimentista da gestão e o otimismo do trabalho que deverá ser realizado junto ao Governo Federal.

“Definimos um tripé que melhore os indicadores do nosso estado, que é educação, renda e trabalho. Com esses três pontos vamos, com certeza, melhorar. Estou muito otimista porque temos, desta vez, grandes parceiros no Governo Federal, como o senador Flávio Dino, que agora é ministro; e o presidente Lula, que tem sensibilidade e vai governar em parceria com todos os eixos”, pontuou o governador.

Brandão fala, ainda, sobre a necessidade de investir na preparação da mão de obra maranhense para os postos de trabalho que serão abertos graças à política estadual de atração de empresas, e destaca o recorde na geração de empregos formais no Maranhão em 2022.

“A gente também vai trabalhar fortemente na capacitação profissional e na atração de investimentos para que possamos gerar empregos e avançar para um próximo patamar. Temos 35 empresas se instalando no Maranhão, investimento de R$ 450 milhões que vai gerar 8 mil empregos. Destaco que nos meus 10 meses de governo, o Maranhão bateu todos os recordes na geração de empregos, então precisamos atrair investidores e continuar com as obras públicas”, ressaltou o governador.

O governador Carlos Brandão na chegada para sua posse.

Paraíba

O governador João Azevêdo foi empossado para o segundo mandato em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, neste domingo (1), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Na ocasião, Lucas Ribeiro também tomou posse como vice-governador.

Governador João Azevêdo foi empossado para o segundo mandato em sessão solene

Em seu discurso, João Azevêdo destacou a criação e ampliação de políticas de segurança alimentar, a exemplo do Tá na Mesa, Prato Cheio e Restaurantes Populares; abertura de leitos, interiorização dos atendimentos na saúde, o fim da fila de espera por cirurgias eletivas, com o programa Opera Paraíba; os avanços na educação, com evolução no IDEB, construção de creches, reconhecimento nacional na qualidade do ensino e investimentos da infraestrutura escolar e em estradas, permitindo a geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população de todas as regiões do estado.

“Governo com contas equilibradas e gestão fiscal eficiente pode planejar, contratar e pagar em dia servidores e fornecedores, fazendo a economia girar e elevando o ambiente positivo de negócios, atraindo empresas e investimentos, que geram novos empregos, ativando a cadeia produtiva, tributária e social. Portanto, recursos gerados pelo esforço público precisam voltar a esse mesmo público, com esforço e zelo das autoridades constituídas e da sociedade organizada”, acrescentou o governador.

João Azevêdo evidenciou o potencial da região Nordeste e o protagonismo da Paraíba neste ano. “Como presidente do Consórcio Nordeste, vamos estabelecer o protagonismo na nossa região junto aos espaços do poder central, na mesma proporção em que ativará os canais de cooperação e apoio regional, fortalecendo os vínculos culturais, intercâmbio científico e potencialidades econômicas”, falou.

Pernambuco

A primeira mulher eleita para governar Pernambuco, Raquel Lyra, tomou posse na tarde de domingo na Assembleia Legislativa, ao lado da vice, Priscila Krause.

Raquel Lyra toma posse como primeira mulher eleita para o cargo de governadora em Pernambuco. Ao seu lado, a vice, Priscila Krause

Após a sessão solene, as representantes do governo estadual se dirigiram ao Palácio do Campo das Princesas, onde foram recebidas pelo ex-governador Paulo Câmara, para assinatura do termo de transmissão de cargo.

Em seu discurso em frente ao Palácio, a governadora externou gratidão em ser a primeira mulher a assumir o Executivo Estadual e fez uma menção direta a todas as pernambucanas. “É uma honra, um orgulho e uma enorme responsabilidade que esta mulher seja eu, tendo ao meu lado Priscila Krause, vice-governadora eleita. Tenham a certeza e a confiança que, assim como as heroínas de Tejucupapo, estaremos alertas, vigilantes e determinadas a defender nossa terra, seja qual for o desafio. Junto conosco, estão os sonhos e a esperança de muitas outras. A exemplo da minha mãe, minhas irmãs, de tantas Severinas, Marias, Vanessas, e Lauras, que tem a esperança de um futuro melhor. Esperança, palavra feminina que junto de uma outra, a coragem, vão levar Pernambuco para um novo tempo”, enfatizou.

Sergipe

O poema Baliza do sergipano Santo Souza indica o que se pode esperar da gestão de Fábio Mitidieri, empossado governador neste domingo, 01 de janeiro de 2023. A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa de Sergipe

Fábio Mitidieri toma possa em Sergipe.

“(…) eu vim traçar nos caminhos a rota livre dos homens com as tintas claras do dia”, diz parte do poema citado por Fábio, dialogando com a premissa de plano de governo: desenvolvimento. Fábio Mitidieri e o vice-governador  Zezinho Sobral foram empossados na tarde de domingo, na Assembleia Legislativa.

Eleito com a promessa de gerar emprego e combater a fome no estado, o segundo governador eleito pelo PSD destacou, em seu discurso, que já começou a trabalhar para cumprir o compromisso firmado.

“Durante a campanha, eu e Zezinho falamos de avanço, de emprego, de inclusão. Já começamos a trabalhar na captação de recursos para essas áreas. Conseguimos R$ 29 milhões em emendas para o programa Primeiro Emprego Sergipe e para políticas de segurança alimentar. Serei o governador do emprego para dar dignidade aos milhares de pais e mães de família que, hoje, amargam o desemprego. Para fazer o emprego chegar aos jovens, às moças e rapazes que sonham ganhar seu próprio dinheiro e edificar suas vidas. Essa é a minha luta e meu mantra!”.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -