Contribuição faz parte de pacote financeiro maior, de US$ 12 bilhões
Agência Brasil
A União Europeia (UE) se comprometeu, nesta terça-feira (1º) a gastar 1 bilhão de euros de seu orçamento nos próximos cinco anos para proteger as florestas, incluindo 250 milhões de euros para países da Bacia do Congo, na África Central.
“Precisamos ouvir melhor as comunidades indígenas, os produtores, os consumidores e os comerciantes. Ouvir uns aos outros, trabalhar uns com os outros, para impedir o desmatamento”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Conferência do Clima (COP26) em Glasgow, na Escócia.
A contribuição da UE faz parte de um pacote financeiro maior, de US$ 12 bilhões, para proteger, restaurar e administrar de forma sustentável as florestas nos países mais pobres. Entre os outros doadores estão a Grã-Bretanha, Noruega, os Estados Unidos e o Japão.
Compromisso Global
Em seu discurso a líderes mundiais presentes na COP 26, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou que cerca de 100 nações se comprometeram a reduzir as emissões de metano como parte dos esforços para conter o aquecimento global.
“Uma das coisas mais importantes que podemos fazer nesta década decisiva para manter o alcance de 1,5 grau é reduzir nossas emissões de metano o mais rápido possível”, disse Biden, referindo-se à meta de conter o aquecimento global em 1,5 grau Celsius. “É um dos gases de efeito estufa mais potentes que existe.”
Biden, que expôs os compromissos dos EUA para reduzir suas próprias emissões de metano, afirmou que aproximadamente 100 nações estão assinando o compromisso global de metano. O enviado climático dos EUA, John Kerry, havia anteriormente estimado o número em mais de 100 nações.