O SESI inaugurou, nesta terça-feira (14), sua primeira Escola de Referência em Pernambuco. Localizada no município do Paulista, a escola recebeu investimentos de R$ 12 milhões e tem capacidade para atender 1.400 alunos.
A Escola SESI é bilíngue e conta com uma infraestrutura moderna e tecnológica e com um currículo próprio, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que oferece uma proposta pedagógica baseada na metodologia STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics).
A unidade atende alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, e oferece uma infraestrutura moderna e tecnologia de ponta, voltada para a Educação Digital. A cerimônia contou com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause.
Grade inspirada nas melhores escolas
“A grade educacional é inspirada nas melhores escolas do mundo. Nessa unidade, é o aluno quem circula de sala em sala, não o professor. Para cada disciplina há um ambiente diferente”, explicou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Ricardo Essinger.
A iniciativa é fruto de uma pesquisa do SESI nacional, iniciada há dois, para identificar o que há de mais moderno em educação no mundo, cujo resultado foi adaptado ao currículo do MEC. “São referências capturadas nos Estados Unidos, Coréia, Japão e outros países. Os professores tiveram que ser treinados para esse novo sistema”, explica Essinger, que também é diretor regional do SESI-PE.
Instalada uma área de 51.000m2, a escola traz metodologias investigativas, em sinergia com os processos educativos e tecnologias diferenciadas (robótica, programação, laboratórios portáteis de ciências, plataformas adaptativas de aprendizagem). A intenção é formar um aluno crítico, criativo e preparado para atuar nos mais diferentes campos de trabalho existentes e aqueles que ainda virão em um futuro muito próximo.
“Nesse ambiente, vamos educar jovens e formar cidadãos que estarão prontos para enfrentar a vida lá fora e um mercado de trabalho bastante rigoroso quanto à tecnologia. Essa é, talvez, a maior contribuição da iniciativa privada para a educação de Pernambuco. O futuro promissor começa aqui e agora”, afirmou.
Para a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, o objetivo da instituição quanto à educação é que os jovens sejam protagonistas da sua própria formação, e o ambiente da escola SESI de referência irá proporcionar exatamente isso. “Aqui, os nossos alunos terão uma educação totalmente inovadora, que fará com que eles queiram estudar, aprender e adquirir conhecimento para o que os espera lá fora. O aprendizado ainda é o maior e o melhor patrimônio que eles podem ter, pois o conhecimento é a única coisa que ele vai levar para a vida toda”, avaliou.
Leia também:
A saída para Pernambuco passa pela ferrovia da Bemisa. Entenda a razão
Com refinaria, Porto de Pecém poderá ser ponto de reabastecimento de navios
Suape vai dar início ao abastecimento de navios em alto-mar por empresas privadas
Cade aprova aquisição de área do EAS pela APM Terminals, mas investigará stalking horse