Na era do marketing digital, o funil de vendas é posto em xeque

O tema é o cerne do livro sobre Marketing do Futuro que Silvio Meira e Rosário Pompéia lançam nesta terça-feira, no Recife
Marketing
Silvio Meira e rosário Pompéia: marketing tem que olhar para o futuro/Foto: Movimento Econômico

Criado em 1898 pelo publicitário norte-americano Elias St. Elmo Lewis, o funil de vendas vem orientando os negócios de marketing ao longo dos anos, considerando as etapas que o cliente percorria – desde o momento em que o produto chamava sua atenção até a compra.

Mas, numa era na qual o físico se mistura ao digital, a publicidade tomou outro rumo. E nestes tempos desafiados pela internet, chegou a hora de o marketing se reinventar. Essa é a tese que fundamenta o livro Marketing do Futuro: Um Método para Resolver Desafios em Mercados de Plataformas.

A publicação é de autoria Rosário Pompeia, jornalista e professora coordenadora do MBA de Digital Strategy na Católica Business School, da Universidade Católica de Pernambuco, e de Sílvio Meira, professor, cientista e empreendedor com atuação na área de engenharia de software e inovação, e será lançada nesta terça-feira (18).

“A base da teoria do marketing, surgida durante a revolução industrial, não está mais localizada no tempo em que os negócios se encontram. Ela se deslocou da realidade. O mundo está indo para plataformas digitais e o marketing continua na era industrial”, analisa Rosário Pompéia.

Sílvio Meira entende que o reordenamento da economia com base em plataformas tirou do “centro do universo” os tradicionais meios de comunicação – rádio, jornal, TV e telefonia – jogando as empresas de telecomunicações para a periferia do negócio.

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“Mas demoramos a entender que internet não é uma rede de comunicação”, diz Silvo, acrescentando que antes de lançar smartphones, as empresas lançaram plataformas – a Apple lançou o IOS e o Google, o Android.

Repensando o marketing

O professor sustenta que a transformação digital com base em plataformas está impondo um novo modo de pensar a estratégia e o processo de execução do marketing. E propõe, junto com Rosário, uma metodologia para adequá-lo à nova fase, dando-lhe protagonismo nas corporações. “O marketing tem que ser deslocado para o centro do negócio, ganhar hierarquia”, sustenta Rosário.

O livro que chega ao mercado traz a metodologia AEIOU (Ambiente, Estratégia, Interação, Operação e Unificação) como caminho para a readequação do marketing aos novos tempos.

Ao mergulhar nestas etapas, o profissional vai trilhando um caminho que vai além da visibilidade e dos cliques. Ele aprende sobre um marketing que usa efeitos de rede, que estimula a formação de comunidades, que molda as novas dinâmicas de mercado. “O futuro acontece em rede” diz Silvio Meira.

O livro tem prefácio assinado por executivos renomados no mercado como Fred Trajano, CEO do Magazine Luiza, e José Salibi,  co-fundador da HSM,  empresa líder em educação executiva. 

É endossado ainda pelo norte-americano Philip Kotler, escritor e professor que levou o marketing a áreas estratégicas do mercado.

O lançamento será na Livraria Jaqueira, do Recife Antigo, às 18h, com debate sobre o assunto . As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/livromdfrecife

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