Economia criativa deve movimentar R$ 3 bi no Carnaval de PE

Num momento em que Recife aparece como 2º destino preferido pelos turistas estrangeiros, Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife trabalham para atingir record de impacto gerado pela economia criativa, no Carnaval
Economia criativa: secretário Daniel Coelho estima crescimento de 4,5% na movimentação turística em fevereiro, impactada pelo Carnaval
Carnaval: Daniel Coelho projeta crescimento de 4,5% na movimentação turística de fevereiro, impulsionada pela economia criativa/Foto: Daniel Coelho (Divulgação)

Responsável por um dos ciclos carnavalescos mais movimentados do Brasil, a economia criativa deve movimentar este ano R$ 3 bilhões no Carnaval de Pernambuco, 11% a mais que no evento em 2023, quando a receita chegou a R$ 2,7 bilhões. A estimativa é da Empetur, que ativou desde dezembro passado uma campanha de publicidade nacional e local com o mote: “Carnaval de Pernambuco não dá para explicar. Tem que se viver”.

Em Pernambuco, a economia criativa no Carnaval impacta toda uma cadeia de negócios, que inclui companhias aéreas, gigantes da cervejaria, hospedagem, bares, restaurantes, supermercados, festas privadas, produção de shows, indústria de vestuário, customização de abadás e serviços de mobilidade, entre eles aplicativos, ônibus intermunicipais e locação de veículos.

- Publicidade -

No caso dos microempreendedores individuais, o número chega ao patamar de milhares e inclui vários segmentos, desde os “barraqueiros” licenciados para comércio ambulante nos polos carnavalesco e orla de Boa Viagem até as costureiras responsáveis por transformar as ilusões mais estravagantes em fantasias.

Recife cresce no turismo

Embora a indústria do carnaval comece a funcionar em setembro, quando têm início as prévias de Olinda e a produção de peças para o desfile das agremiações, o calendário carnavalesco oficial da Empetur, em 2024, vai de 10 a 14 de fevereiro. Este ano, a expectativa para esse período é alta, pois o Carnaval acontece num momento em que o Recife cresce no turismo.

A cidade é apontada, pela plataforma de viagem Decolar, como o segundo destino mais procurado por viajantes estrangeiros no Brasil, para as férias de janeiro de 2024. Nesse ranking, a capital pernambucana só perde para São Paulo, superando destinos consolidados no mercado nacional e internacional como o Rio de Janeiro e Salvador.

- Publicidade -

Buenos Aires, Santiago, Córdoba, Montevidéu e Lisboa lideram o top 10 dos maiores emissores de passagens para o Brasil nessa alta estação, segundo a pesquisa realizada pelo aplicativo.

Economia criativa impacta diversos setores no Carnaval do Recife
Marco Zero (Recife) lotado no carnaval 2023: economia criativa faz a festa de uma cadeia de negócios

Economia criativa faz a festa do setor de hospedagem

O secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho, estima um aumento de 4,5% na movimentação turística do estado durante o mês de fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2023, Pernambuco recebeu 2,2 milhões de turistas no mês, atraídos pelo Carnaval.

Entre os fatores que o secretário considera para essa projeção está o incremento da malha aérea, com novas frequências diretas internacionais e mais conexões nacionais, além da ampliação do Aeroporto Internacional do Recife, que teve um aumento de 60% da capacidade operacional.

A previsão anima a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE). O presidente da entidade, Guilherme Dubeux Pontes, estima uma ocupação da rede hoteleira de 93,6% no Recife, durante o Carnaval.

Campanha para turbinar impacto da economia criativa

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, sem revelar os investimentos em promoção, destaca que “o principal objetivo da campanha deste ano é atrair turistas de diversas regiões do país para visitarem Pernambuco, conhecerem e experimentarem a energia de uma das maiores festas que movimentam a economia e o turismo do Estado”.

A campanha será mutiplataforma, com veiculação no Google, redes sociais, tv e rádio, entre outras mídias. No rol de celebridades que aparecem nas peças estão os artistas homenageados este ano pelo Governo de Pernambuco: a rainha da ciranda, Lia de Itamaracá, Alceu Valença e a voz mais famosa do frevo, Claudionor Germano.

Lia promete ser a grande estrela entre os artistas pernambucanos em 2024, quando será homenageada no carnaval de Natal (RN) e tema do enredo das escolas de samba Império da Tijuca (RJ) e Nenê de Vila Matilde (SP). A cirandeira também fará uma turnê nos Estados Unidos e Europa.

Em relação à cultura, a campanha explora a diversidade do Carnaval pernambucano, com referências a blocos e troças do Recife e Olinda e outras manifestações típicas. A trilha sonora inclui frevo e maracatu, entre outros ritmos. A campanha, no entanto, vai além das festividades mais conhecidas no Grande Recife e também mostra os atrativos do interior neste período.

Cidades como Bezerros – com os papangus – Triunfo (famosa pelos caretas) e Nazaré da Mata, com seus maracatus rurais, promovem um carnaval com identidade própria.

Economia criativa deve movimentar R$ 2,5 bilhões em Recife, no Carnaval 2024
Antônio Coelho espera crescimento de R$ 500 milhões na receita gerada pela economia criativa durante o Carnaval/Foto: PCR (Divulgação)

Recife espera receita 25% superior à de 2023

A prefeitura do Recife estima que a maior parte do impacto da economia criativa no Carnaval vai acontecer na capital. Dos R$ 3 bi projetados como receita do evento no estado, a PCR espera que R$ 2,5 bilhões sejam movimentados na cidade, de acordo com o secretário de Turismo, Antônio Coelho.

Esse número representa um crescimento de 25% (R$ 500 milhões) sobre o resultado de 2023. O secretário também prevê que a capital vai receber 2,7 milhões de foliões, um recorde histórico.

Uma das ações da prefeitura para transformar essas previsões em realidade é a ampliação do calendário carnavalesco municipal, que passou a contar com mais um dia: a quinta-feira anterior à folia. Tradicionalmente, a abertura da festa acontecia na sexta-feira pré.

O número de apresentações no Carnaval – incluindo artistas contratados e agremiações que entram na programação da gestão municipal – também será incrementado, de 2,8 mil para 3 mil.

Entre as estrelas da festa, vão estar Gilberto Gil, Lia de Itamaracá, Nação Zumbi, Alceu Valença, Thiaguinho e o maior nome do trap no Brasil: Matuê.

Já o grande homenageado pela prefeitura será Chico Science, principal liderança da cena musical conhecida como Manguebit e que morreu no Carnaval de 1996. A gestão municipal também vai comemorar os 30 anos do movimento, considerado um dos mais representativos na história da música popular no Brasil.

Sobre investimentos em promoção, o secretário, sem divulgar valores, destaca que “a gestão tem feito um amplo esforço publicitário em todo o Brasil para divulgar o Carnaval do Recife”.

Quem é o turista que passa o Carnaval no Recife?

Segundo o site Observatório de Turismo do Recife, em 2023, o Nordeste teve um peso maior na emissão de turistas para o Carnaval da capital, com destaque para os estados da Paraíba, Alagoas e Ceará. O canal ressalta ainda o fluxo de visitantes vindo do interior do próprio estado.

No turismo internacional, os dados do ano passado apontam Argentina, Portugal e França na liderança da emissão de bilhetes tendo o Recife como destino, no Carnaval. Logo depois aparecem Alemanha, Chile, Espanha, Canadá, Estados Unidos e Austrália.

Entre os países que vêm ganhando presença maior nesse ranking estão Angola, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, México, Suécia e Suíça.

Leia mais sobre economia criativa:

Usina mói arte e mostra o poder da economia criativa

Economia criativa vai gerar mais 1 milhão de empregos até 2030

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -