A inauguração da nova agência do Sicredi Recife, realizada nesta terça-feira (9), em Olinda, acontece num momento em que as cooperativas de crédito respiram com alívio, depois do sufoco gerado pela taxa Selic nas alturas, até meados de 2023. Com os sinais de melhorias na macroeconomia, o setor quer olhar para a frente. É o que a Sicredi Recife está fazendo: planeja expandir a rede, atualmente com 7 pontos. O incremento poderá duplicar a estrutura atual.
O foco principal do plano estratégico da associação é ganhar musculatura na Região Metropolitana da capital e entrar no interior do estado.
Paulista, Goiana, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Ipojuca, Barreiros e Garanhuns são as principais cidades que vêm sendo analisadas pela instituição para o programa. Em Garanhuns, por exemplo, a Sicredi Recife está crescendo no financiamento para o agronegócio, o que abre espaço para uma futura agência.
“Uma agência por ano nessa expansão. Essa é o nosso propósito”, afirma o presidente Floriano Quintas.
Além da unidade de Olinda (que foi relocada e ampliada), ele acaba de cortar a fita de uma agência dedicada exclusivamente a dois segmentos que aparecem entre os mais promissores para a empresa: agronegócio e condomínios residenciais. A unidade fica localizada na Boa Vista, área central do Recife.
Sicredi sem pressa por resultado
Sobre o aumento do número de agências no médio e longo prazo, Floriano Quintas diz que “a função do Sistema Sicredi é estar presente nas regiões em que a comunidade precisa da instituição financeira cooperativada, independente do retorno imediato”.
“Mas, naturalmente, a operação, para ser sustentável, vai precisar apresentar resultado à medida que for se consolidando”, ressalta, destacando que a rede olha para o futuro e que os estudos de mercado mostram um grande potencial de negócios nos municípios sob análise.
Cooperativas de crédito: conheça o Sicredi Recife
Criada em 1993, o Sicredi Recife surgiu com um foco de negócio bem específico: soluções financeiras para os profissionais da área médica. Ao longo do tempo, a associação foi expandindo suas operações.
Com as mudanças na legislação das cooperativas de crédito, permitindo uma atuação em diversos serviços financeiros, o Sicredi Recife deu o pulo do gato, expandindo seu portfólio, hoje com 300 produtos.
Entre os principais segmentos de clientes atuais, estão pessoas físicas (com forte presença da área de saúde), pessoas jurídicas (tanto no crédito para investimento, quanto capital de giro) e condomínios residenciais (nicho cuja importância para o negócio vem crescendo, especialmente por meio de financiamento para implantação de sistemas de painéis fotovoltáicos).
O que é o Sicredi, uma das primeiras cooperativas de crédito?
Criado em 1902, em Nova Petrópolis (RS), o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, hoje com 7 milhões de associados no país e 2.500 agências em todos os estados e no Distrito Federal. A instituição disponibiliza uma gama de soluções financeiras e não financeiras. Os principais valores do sistema são apoio à economia local, geração de emprego e renda, inclusão social, educação financeira e desenvolvimento regional
No Nordeste, a operação Central Sicredi Nordeste completa 30 anos em 2023. A Central é formada por uma rede de cooperativas – entre elas a Sicredi Recife – que somam 145 agências com a marca Sicredi e cerca de 210,8 mil associados, em Pernambuco, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Leia mais sobre cooperativas de crédito:
Sicredi: Desenvolvimento econômico e social através de cooperativas de crédito
Carteira de crédito de cooperativas cresce 35,9% em 2021
Sicredi Recife chega a mais de 19 mil associados, cinco cidades e uma agência móvel