O balneário de Porto de Galinhas vai sediar a VIII Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas (COBRAE 2022). O tema principal será “Estabilidade de Encostas na Sociedade e na Infraestrutura”. O evento ocorre de 23 a 26 de novembro de 2022.
Assunto tema do COBRAE ganhou destaque diante das recentes tragédias ocorridas em cidades brasileiras, a exemplo de Recife e Rio de Janeiro, em períodos de fortes das chuvas. O evento, ocorre a cada quatro anos e vai reunir técnicos de Defesa Civil e do Ministério do Desenvolvimento Regional, além de engenheiros civis e geotécnicos, geólogos e geógrafos, estudantes de graduação e pós-graduação.
O encontro pretende discutir temas inerentes à estabilidade de encostas e movimentos de massa em regiões urbanas e em obras de infraestrutura variadas, tais como: barragens, rodovias, ferrovias, canais, mineração, ambiente submarino.
Esta semana, o Interior e a Mata Sul de Pernambuco foram surpreendidos por uma chuva que causaram inundações, perdas materiais e deixou dezenas de desabrigados. “Tudo isso vem mostrar a necessidade de se investir em infraestrutura preventivamente contra os desastres causados pelas chuvas”, diz o professor titular da UFPE, Roberto Coutinho.
Ele comenta que esse cenário tende a se repetir, diante das mudanças climáticas que influenciam nos ciclos das chuvas e em sua intensidade. “É importante pensarmos previamente alternativas de ações estruturais, tais como obras de drenagem, proteção superficial e obras de contenção, assim como orientar e conscientizar a população em casos de chuvas intensas e mesmo a atuar na base, mostrando às pessoas maneiras mais seguras de construções em encostas, que devem seguir normas para termos segurança”, reforça Coutinho, que preside o COBRAE.