
O Governo de Sergipe apresentou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Sergipe. A obra conectará os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros, melhorando, portanto, a mobilidade urbana e impulsionando o desenvolvimento econômico da região. O evento ocorreu no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e contou com a presença de autoridades e membros da sociedade civil.
O investimento do governo é de aproximadamente R$ 203 milhões na construção da nova ponte estaiada. A estrutura terá mais de 1.080 metros de extensão e 21 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,75 metros cada, além de faixas de segurança laterais de 2,5 metros e passeios de 2,3 metros para cada lado
O estudo foi elaborado pelo consórcio formado pelas empresas MPB Saneamento Ltda, Única Consultores de Engenharia Ltda e Beck de Souza Engenharia Ltda. Nesse sentido, o documento detalha os impactos e benefícios da obra, que visa, principalmente, resolver os problemas de trânsito e integrar as duas cidades.
A ponte será construída na zona costeira, ligando o bairro Coroa do Meio, em Aracaju, à Atalaia Nova, em Barra dos Coqueiros. A escolha dessa localização, portanto, visa aliviar o tráfego na atual ponte Construtor João Alves, que já opera no limite da capacidade, além de facilitar o acesso ao litoral norte sergipano.
Melhorar o tráfego
Além disso, a nova estrutura vai melhorar o fluxo de tráfego, com viadutos planejados na avenida Delmiro Gouveia, em Aracaju, e uma interseção na Barra dos Coqueiros. Com isso, espera-se que a obra traga benefícios diretos aos setores de comércio, turismo e logística. O tráfego de veículos pesados será redistribuído, o que, por sua vez, reduzirá congestionamentos e aumentará a eficiência no transporte de mercadorias e serviços.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, ressaltou a importância do estudo para o planejamento urbano sustentável. Ele afirmou que os benefícios da obra superam os custos estimados, garantindo, assim, a viabilidade do projeto. O engenheiro civil Manolo Caramez, coordenador adjunto do EVTEA, também destacou o trabalho técnico realizado pelo consórcio. Ele explicou que o cronograma está sendo cumprido, o que garante que a conclusão da obra ocorrerá dentro do prazo estabelecido, sem necessidade de prorrogações.
Agora que o EVTEA está concluído, os próximos passos incluem, portanto, a continuação do anteprojeto de engenharia e o avanço do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima). A realização de uma audiência pública será a próxima etapa crucial para o licenciamento e a execução da obra, permitindo, dessa forma, a participação ativa da sociedade civil.
A Barra dos Coqueiros é o município que mais cresceu no Estado em termos populacionais: saiu de 24 mil habitantes em 2010, para 41.644 em 2022, um aumento de 66,7%. E não é só isso: com a ponte Construtor João Alves, cresceram também os condomínios de casas e outros investimentos imobiliários. A cidade tem, hoje, desde habitações do ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’ a outros de alto padrão que chegam a custar mais de R$ 3 milhões.
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