Nesta terça (14), 28 mil toneladas de milho começaram a ser embarcadas no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), popularmente conhecido como Porto de Sergipe, rumo ao continente africano. Sergipe é reconhecido como um dos principais produtores de milho do Nordeste. Ano passado, a produção chegou em torno de 890 mil toneladas. Este ano, o primeiro embarque da produção dos grãos aconteceu em janeiro, movimentando em torno de 32 mil toneladas da commodity, que partiram para abastecer o mercado sul-americano.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, acompanhou as primeiras operações realizada pela VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, em Barra dos Coqueiros, Sergipe. A previsão é de que em março aconteça outra operação. A carga não ´exclusiva de Sergipe. O estado responde por 50% do volume embarcado e o restante vem dos estados de Alagoas e Bahia. A produção sergipana se concentra nos municípios como Frei Paulo, Itabaiana e Moita Bonita.
Durante a visita, o governador conheceu as instalações do navio. “As operações endossam a capacidade do terminal para atender o agro do Nordeste. O embarque de grãos de milho mostra a força do nosso agronegócio. Vivemos um grande momento na agricultura, no agronegócio sergipano, e esse embarque coroa isso com certeza. Sergipe vem batendo recordes na produção de milho e na pecuária. Hoje, nós somos o maior produtor de leite do Brasil, éramos o segundo e passamos a ser primeiro, o que demonstra a efetividade da nossa produção,” disse Mitidieri.
Porto passará por obras
O governador falou das melhorias que pretende executar no porto com a VLI: “Em 2027, Sergipe vai iniciar a exploração de gás e o que queremos é ver o nosso porto ampliado para que possamos receber os navios de grande porte e com isso gerar mais emprego, trazer indústrias e investimentos para cá. Por isso, temos conversado com a VLI sobre a necessidade da ampliação do calado, é uma obra estruturante, uma obra que leva anos, não é uma obra tão simples, mas nós temos que nos preparar agora”.
De acordo com o gerente Comercial da VLI para o TMIB, Márcio Marques, entre as vantagens do terminal estão ainda a proximidade com os principais corredores logísticos da região e polos produtores, além do menor tempo de espera para atracação. “Por meio do TMIB, temos potencial para contribuir com novas conexões do agro regional com o mercado global. O terminal oferece uma infraestrutura moderna e capacidade operacional para atender a demanda da região. Além do milho, o terminal também movimenta soja, farelo, trigo, fertilizantes, concentrado de cobre, minério de ferro, coque e cimento”, disse Marques.
A exportação do milho é feita em parceria com a Agribrasil, uma das maiores exportadoras de grãos do Brasil, cliente da VLI, com presença em 10 estados no Brasil e uma subsidiária na Suíça. Segundo o diretor de Logística da Agribrasil, Ivan Cicolani, a escolha do TMIB para as operações da companhia “é um efeito natural, decorrente da eficiência operacional”.
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