
A Executiva do MDB de Pernambuco deu início ao processo para a convenção estadual da sigla, no próximo dia 24 de maio, que vai escolherá quem comandará o partido. Uma reunião, nesta sexta-feira (11), com participação de membros do diretório estadual, definiu prazos e deixou clara a divisão interna, o que indica que haverá disputa entre as alas da legenda..
Segundo o presidente do MDB em Pernambuco, deputado federal Raul Henry, os prazos legais para o processo foram apresentados, incluindo a publicação do edital de convocação, o registro de chapas e a definição da lista de votantes. “Vamos fazer tudo de forma muito tranquila, com toda a transparência. Se houver mais de uma chapa, decidiremos no voto”, afirmou Henry durante o encontro.
Participaram da reunião o senador Fernando Dueire, os vice-presidentes Bruno Maia e Alexandre Ferrer, o secretário-adjunto Murilo Cavalcanti, os vogais Fernando Bezerra Coelho, Bruno Lisboa e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, além do suplente Gabriel Cavalcanti. Estiveram presentes ainda o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho e o secretário municipal Túlio Arruda.
Grupo ligado a Jarbas Vasconcelos defende renovação
O atual cenário da legenda envolve a mobilização de um grupo que defende a renovação da liderança partidária, tendo como figura central o deputado estadual Jarbas Filho, líder da bancada do MDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O movimento tem apoio do senador Fernando Dueire e do ex-governador Jarbas Vasconcelos, um dos fundadores do MDB no estado. Do outro lado o grupo liderado pelo atual presidente Raul Henry.
Em manifestação pública, Dueire destacou a legitimidade política de Jarbas Filho para assumir o comando estadual da sigla. “Ninguém mais preparado e com legitimidade indiscutível do que seu herdeiro político, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho. Ele sim é o depositário fiel desse patrimônio”, afirmou o senador, ao fazer referência à trajetória de Jarbas Vasconcelos no partido e na política pernambucana.
O parlamentar reforçou ainda que o partido vive um momento de estagnação e precisa ser reoxigenado. “Hoje suplica por uma renovação. Envelhecido e cartorialmente engessado, o MDB precisa reencontrar a chama de uma luta cívica e corajosa pelo nosso povo”, completou.
A disputa ganhou nova dimensão com a declaração formal de apoio de Jarbas Vasconcelos ao grupo de Dueire e Jarbas Filho. O ex-governador afirmou que a condução do MDB estadual deve refletir os princípios democráticos históricos da legenda. “Tenho confiança no trabalho de Dueire e de Jarbas Filho para definir de forma sempre democrática os rumos do nosso partido”, disse Jarbas.
Jarbas Filho reforçou o compromisso com o fortalecimento da legenda: “Fui ensinado pelo meu pai que política se faz somando forças e definindo de forma coletiva as estratégias de atuação partidária. É nisso que acredito e que sigo determinado a fazer”.
Eleição definirá posição do MDB em 2026
A convenção de 24 de maio será decisiva para definir o destino do MDB no Estado. O atual presidente Raul Henry é secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, comandada por João Campos, possível candidato ao Governo em 2026.
Já o grupo de Jarbas Filho e Dueire não explicita que defenderá a a candidatura à reeleição da governadora Raquel Lyra. Mas o grupo deixa claro que tem um projeto majoritário, leia-se a reeleição de Dueire ao Senado. Esse espaço só estaria “disponível” na aliança comandada por Raquel.
Veja também: