Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

MDB inicia preparação para convenção em meio a desavenças internas

Reunião dá a par6tida para a convenção estadual da sigla, no próximo dia 24 de maio, que vai definir quem comandará e os rumos do partido em 2026
Márcio Didier
Márcio Didier
De Recife marcio.didier@movimentoeconomico.com.br
Integrantes das alas do MDB se reuniam para tratar da convenção estadual, no próximo dia 24 de maio Foto Divulgação
Integrantes das alas do MDB se reuniram para tratar da convenção estadual, no próximo dia 24 de maio Foto: Divulgação

A Executiva do MDB de Pernambuco deu início ao processo para a convenção estadual da sigla, no próximo dia 24 de maio, que vai escolherá quem comandará o partido. Uma reunião, nesta sexta-feira (11), com participação de membros do diretório estadual, definiu prazos e deixou clara a divisão interna, o que indica que haverá disputa entre as alas da legenda..

Segundo o presidente do MDB em Pernambuco, deputado federal Raul Henry, os prazos legais para o processo foram apresentados, incluindo a publicação do edital de convocação, o registro de chapas e a definição da lista de votantes. “Vamos fazer tudo de forma muito tranquila, com toda a transparência. Se houver mais de uma chapa, decidiremos no voto”, afirmou Henry durante o encontro.

Participaram da reunião o senador Fernando Dueire, os vice-presidentes Bruno Maia e Alexandre Ferrer, o secretário-adjunto Murilo Cavalcanti, os vogais Fernando Bezerra Coelho, Bruno Lisboa e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, além do suplente Gabriel Cavalcanti. Estiveram presentes ainda o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho e o secretário municipal Túlio Arruda.

Grupo ligado a Jarbas Vasconcelos defende renovação

O atual cenário da legenda envolve a mobilização de um grupo que defende a renovação da liderança partidária, tendo como figura central o deputado estadual Jarbas Filho, líder da bancada do MDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O movimento tem apoio do senador Fernando Dueire e do ex-governador Jarbas Vasconcelos, um dos fundadores do MDB no estado. Do outro lado o grupo liderado pelo atual presidente Raul Henry.

Em manifestação pública, Dueire destacou a legitimidade política de Jarbas Filho para assumir o comando estadual da sigla. “Ninguém mais preparado e com legitimidade indiscutível do que seu herdeiro político, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho. Ele sim é o depositário fiel desse patrimônio”, afirmou o senador, ao fazer referência à trajetória de Jarbas Vasconcelos no partido e na política pernambucana.

- Publicidade -

O parlamentar reforçou ainda que o partido vive um momento de estagnação e precisa ser reoxigenado. “Hoje suplica por uma renovação. Envelhecido e cartorialmente engessado, o MDB precisa reencontrar a chama de uma luta cívica e corajosa pelo nosso povo”, completou.

A disputa ganhou nova dimensão com a declaração formal de apoio de Jarbas Vasconcelos ao grupo de Dueire e Jarbas Filho. O ex-governador afirmou que a condução do MDB estadual deve refletir os princípios democráticos históricos da legenda. “Tenho confiança no trabalho de Dueire e de Jarbas Filho para definir de forma sempre democrática os rumos do nosso partido”, disse Jarbas.

Jarbas Filho reforçou o compromisso com o fortalecimento da legenda: “Fui ensinado pelo meu pai que política se faz somando forças e definindo de forma coletiva as estratégias de atuação partidária. É nisso que acredito e que sigo determinado a fazer”.

Eleição definirá posição do MDB em 2026

A convenção de 24 de maio será decisiva para definir o destino do MDB no Estado. O atual presidente Raul Henry é secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, comandada por João Campos, possível candidato ao Governo em 2026.

Já o grupo de Jarbas Filho e Dueire não explicita que defenderá a a candidatura à reeleição da governadora Raquel Lyra. Mas o grupo deixa claro que tem um projeto majoritário, leia-se a reeleição de Dueire ao Senado. Esse espaço só estaria “disponível” na aliança comandada por Raquel.

Veja também:

MDB vive clima de guerra em Pernambuco

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -