
Mais da metade dos consumidores de Pernambuco pretende fazer compras para a Páscoa de 2025, e a maioria (57%) planeja adquiri-las na mesma semana do feriado, segundo a Sondagem de Opinião da Páscoa 2025 realizada pela Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae/PE. O levantamento mostra que 54,6% dos consumidores irão às compras, com gasto médio estimado de R$ 260, e os jovens de 18 a 29 anos lideram a intenção de consumo (57,1%).
O preço é o principal fator de decisão, seguido por qualidade e promoções. O Pix é o meio de pagamento à vista mais usado (39%), mas o cartão de crédito também é relevante (43,4%), com mais da metade dos usuários optando por parcelamento. O preço é o principal fator de decisão, seguido por qualidade e promoções.
Os produtos mais procurados são ovos de chocolate (62,1%) e bombons (49,4%), seguidos por peixes e frutos do mar (45,5%) e vinhos (30,2%). A pesquisa também mostra que redes sociais influenciam 16,6% dos consumidores — sobretudo os mais jovens —, enquanto 46,2% preferem visitar as lojas antes de decidir pela compra.
Varejo projeta crescimento nas vendas na Páscoa
Do lado empresarial, 77% dos varejistas e 54,8% dos donos de serviços de alimentação projetam aumento nas vendas. Em shoppings, a expectativa é ainda maior (84,1%). Os empresários apontam promoções, estratégias específicas e o aquecimento do mercado de trabalho como principais fatores para o desempenho positivo. A média de contratações temporárias esperada é de 6 pessoas nos shoppings e 5 no comércio tradicional.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, afirmou que o momento é relevante para o comércio. Já o economista Rafael Lima, da Fecomércio-PE, destacou que o comportamento do consumidor reflete maior sensibilidade aos preços e preferência por compras que não comprometam a renda futura.
Leia mais: Cacau nas alturas pressiona o mercado e deixa Páscoa mais amarga