Quando você pensa no Minha Casa Minha Vida qual a primeira imagem que vem à cabeça? A resposta é fácil: prédios com até 4 andares (sem elevador, claro), projetos com uma simplicidade franciscana e áreas comuns com o mínimo de infraestrutura. A ACLF Empreendimentos, no entanto, quer mudar esse parâmetro em Pernambuco, como evidencia seu lançamento mais recente, o Alameda dos Corais.
Inovadora, a empresa pernambucana vem se destacando no mercado imobiliário do estado como pioneira no upgrade do MCVM. A estratégia, que vem resultado em sucesso de vendas, é oferecer muito mais do que as concorrentes, sem, no entanto, encarecer o preço das unidades.
O conceito em que a construtora e incorporadora aposta é o de condomínio clube, com piscina (para adultos e infantil), campo de futebol, área para outras práticas esportivas e espaço para contemplação, entre outros atrativos.
Os apartamentos – com sala para dois ambientes e dois quartos, sendo um suíte – embora dentro da metragem padrão de 50 metros quadrados, também são bastante superiores aos similares do programa federal de moradia popular. Outro diferencial é que os empreendimentos têm dois elevadores por bloco, estacionamento para carros e motos, além de bicicletário.
Alameda dos Corais reforça Minha Casa Minha Vida turbinado
Lançado em janeiro passado, o Alameda dos Corais reforça a aposta da ACLF Empreendimentos num conceito do Minha Casa Minha Vida semelhante ao de produtos para a classe média, porém com preço altamente agressivo.
O apelo do residencial começa pela localização privilegiada: é um Minha Casa Minha Vida próximo ao mar, na Praia da Conceição, em Paulista (Grande Recife). Outros destaques são as áreas de lazer dedicadas a toda família, salão de festas, pet place, redário e espaço de jogos lúdicos para a criançada.
Quanto ao projeto, o condomínio terá cinco torres de 15 pavimentos cada, sendo 60 apartamentos por torre e 4 apartamentos de 50 m² por andar.
Vila do Frio: marco do Minha Casa Minha Vida 2.0
O primeiro empreendimento da ACLF no MCMV foi o Jardim da Roseira, lançado em maio de 2016. O destaque da construtora no conceito Minha Casa Minha Vida 2.0 foi o Vila do Frio, lançado em 2020 e que se tornou um dos maiores sucessos comerciais na trajetória da companhia, além de bater o recorde estadual, na temporada, em velocidade de venda na sua categoria.
O residencial tem algumas diferenças em relação ao Alameda dos Corais. As unidades, por exemplo, são de três quartos (sendo um suíte). Já o número de blocos, como o terreno é bem mais amplo, chega a 18, todos com dois elevadores. Ao todo, são 576 apartamentos.
A ousadia da ACLF com esse projeto valeu a pena, já que o Vila do Frio acabou recebendo, no final de 2023, o Oscar do mercado imobiliário do estado, o Prêmio Ademi-PE/Categoria Minha Casa Minha Vida, referente ao ano de 2020.
Minha Casa Minha Vida com ganho de escala
De acordo com o presidente da ACLF Empreendimentos, Avelar Loureiro Filho, “não existe segredo, mágica ou dumping para um produto como o Alameda dos Corais ou Vila do Frio conseguir ser competitivo numa faixa de renda em que normalmente o padrão dos imóveis é bem mais simples”.
“Nossa fórmula de sucesso é tecnologia, materiais construtivos inovadores utilizados em cidades que são referência no mercado imobiliário global, tempo de obra menor e ganho de escala, com um número de apartamentos que permite redução no preço final do metro quadrado. Com esse modelo de negócio, conseguimos entregar produtos com uma qualidade surpreendente para essa faixa de renda”, destaca.
Quem é a construtora do Minha Casa Minha Vida 2.0?
Fundada há 24 anos, a ACLF Empreendimentos nasceu com o objetivo de promover uma requalificação urbana em Paulista e no litoral norte pernambucano, região onde já construiu 18 empreendimentos (com 7.482 unidades habitacionais) e o Paulista North Way Shopping.
Em 2023, a empresa estreou no Recife com o lançamento do Belém Boulevard (Campo Grande) e anunciou a expansão dos negócios para as cidades médias do interior que se destacam como centros dinâmicos do mercado imobiliário, a exemplo de Caruaru e Petrolina, entre outras.
A companhia foi a primeira, em Pernambuco, a conquistar a Certificação NDT 1 (Nível de Desempenho Técnico) da Caixa Econômica Federal, chancela que destaca a excelência máxima nas suas obras. Também integra o TOP 100 das maiores construtoras do Brasil, pelo ranking da Intec – plataforma de busca e prospecção de obras – ocupando a 81ª colocação.