Os motoristas que quiserem converter o seu veículo a gás natural terão um desconto de R$ 500 na instalação do kit gás com cilindros de 15 metros cúbicos, que custa em torno de R$ 5 mil. Ou seja, vai sair por R$ 4.500,00. O desconto é válido para pagamento à vista. E os motoristas que fizerem a conversão do veículo para o GNV nos meses de março, abril e maio deste ano vão receber até R$ 300 mil em créditos, sendo um voucher de R$ 500 para cada cliente. A iniciativa faz parte de uma ação da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) com a participação de parceiros e tem como finalidade aumentar o consumo de Gás Natural Veicular (GNV).
Os descontos na instalação do kit gás estão sendo bancados pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Pernambuco (Sindirepa-PE) e os R$ 300 mil em vouchers foram ofertados pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis). O valor será distribuído através de vouchers no valor de R$ 500 para cada cliente. A cada mês, serão distribuídos R$ 100 mil para os motoristas que fizerem a conversão, limitados a 200 vouchers por mês.
O critério de seleção para receber os benefícios do Sindirepa e do Sindicombustíveis será os primeiros clientes a instalarem o kit gás.
A atual gestão da Copergás quer aumentar as vendas do GNV. No final do ano passado, o governo do Estado deu um desconto no IPVA para os veículos convertidos para GNV de valores de até R$ 100 mil. Essa faixa passou a pagar o tributo com uma redução de 40% na alíquota, que caiu de 2,4% para 1,5%. Na prática, um veículo que custa R$ 100 mil tem o IPVA normal de 2,4%. Isso significa que o tributo custaria R$ 2.400. Com o incentivo para a conversão para o gás natural, a alíquota do IPVA cai para 1,5%, representando um valor de R$ 1.500. Ou seja, a economia é de R$ 900.
O uso do GNV proporciona uma economia de cerca de 47% com combustíveis em veículos de pequeno porte. Por exemplo, um gasto de R$ 100 faz com que o carro circule, em média, 117 km se usar a gasolina, 172 km se usar o etanol e 320 km, caso esteja utilizando o GNV, segundo informações da Copergás. “Precisamos quebrar o estigma de que o carro movido a GNV não tem o mesmo desempenho. As tecnologias mais modernas, de 5ª geração, promovem a mesma eficiência do carro que os combustíveis tradicionais”, diz o presidente do Sindicombustíveis, Alfredo Pinheiro Ramos.
Grupo de trabalho para discutir ações ligadas ao GNV
A Copergás criou um Grupo de Trabalho (GT) de incentivo à mobilidade com o uso do GNV e pretende desenvolver iniciativas e estudos que estimulem a conversão de veículos para o combustível. Além do Sindicombustíveis e Sindrepa, o grupo reúne atores estratégicos para o setor de GNV no Estado, como a Associação dos Motoristas e Motofrentistas Por Aplicativos de Pernambuco (Amape), Agência de Empreendedorismo do Estado (AGE), entre outros.
“Criamos esse grupo de trabalho para incentivar a ampliação do consumo de GNV em Pernambuco. Com isso, pretendemos estimular o mercado de conversões de automóveis. Queremos conscientizar a população sobre como o gás natural é tão eficiente para os veículos quanto os combustíveis tradicionais, além de ser menos poluente e mais econômico”, afirma o diretor-presidente da Copergás, Felipe Valença.
Quarta maior frota de GNV é pernambucana
Pernambuco tem a quarta maior frota do Brasil de carros convertidos para gás natural, somando mais de 90 mil veículos. O preço do GNV em Pernambuco é o 5º mais barato do Brasil. Hoje, há cerca de 120 postos comercializando GNV em Pernambuco, em 23 municípios. Em 2024, devem ser interligados à rede da Copergás mais 17 postos, atendendo duas novas cidades.
De tudo que é comercializado pela Copergás, o GNV representa aproximadamente 25% do volume total. O uso do GNV contribui para a redução das emissões de poluentes na atmosfera.
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