Inserido no plano de investimentos globais da Aena Brasil, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre passa por uma série de reformas para modernização e ampliação com previsão de entrega até outubro de 2023. A reforma abrange o antigo terminal da cidade, que fica em anexo. Com isso, o equipamento ganhará mais de 24 mil m² em novas áreas, incluindo um píer internacional reversível.
O Aeroporto figura entre os seis maiores em número de passageiros embarcados e o quarto em volume de cargas. Em julho, houve um aumento de 10% no número de assentos nos voos operados no equipamento em relação ao mesmo mês de 2019.
O equipamento é conhecido por ter a maior pista de pousos e decolagens do Norte e Nordeste. “Iremos implantar novas áreas de escape, tornando a operação ainda mais segura. O Aeroporto do Recife já tem também o diferencial de ter o tempo total de viagem menor em relação a outros destinos devido a sua localização estratégica, o que torna a viagem ainda mais atrativa ao passageiro”, comenta Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena no Brasil.
A previsão é que até dezembro seja inaugurada uma nova área para aviação geral. O setor de embarque atual terá um crescimento de aproximadamente sete mil m². O equipamento receberá novas lojas de alimentação, um mini mercado, novas salas vip e auditório. Está previsto ainda um novo sistema de bagagem automatizado e retrofit das esteiras existentes, além da implantação de uma nova de alta capacidade, além de um novo píer internacional.
“O aeroporto opera 39 destinos com uma média diária de 211 voos”, diz a secretária de Turismo, Milu Megale. Isso lhe confere conectividade superior a qualquer outro aeroporto da região.
Além da modernização completa do Aeroporto, serão realizadas a recuperação paisagística da Praça Ministro Salgado Filho, de acordo com o projeto original de Burle Marx, melhorias no trânsito com implantação de sinalização inteligente e construção de novo terminal intermodal.