Marinha, SEST SENAT e Fecomércio-RN ajudam a atender atingidos pelas chuvas

A mobilização do Sistema Fecomércio-PE para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas, oferecendo refeições diárias, ganha reforço
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

 

O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), a Marinha e a Fecomércio do Rio Grande do Norte, aderiram à operação especial montada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE para apoiar a população desabrigada pelas fortes chuvas dos últimos dias no Grande Recife.

- Publicidade -
Equipes do Sistema Fecomércio-PE ganham reforço para ajuda imediata aos atingidos pelas chuvas – Foto: Divulgação

Desde o último dia 29 de maio, o Sistema vem preparando e entregando almoço e jantar às famílias atingidas, além de arrecadar donativos para famílias já cadastradas no Banco de Alimentos do Sesc-PE. “Receber esse apoio efetivo às ações que estamos desenvolvendo é providencial neste momento, pois o trabalho é de grandes proporções e, mesmo com as equipes da Fecomércio, do Sesc e do Senac engajadas  e atuando incansavelmente desde o primeiro momento, ter mais mãos faz diferença”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.

A Marinha destacou 25 Fuzileiros Navais que atuam na produção e expedição das marmitas e disponibilizou um carro e um caminhão para a operação. O SEST SENAT ofereceu mais uma van e dois funcionários à iniciativa de apoio, que já usa oito veículos do Sesc e do Senac, sendo dois caminhões. Já o Sistema Fecomércio-RN enviou 3,5 toneladas de alimentos arrecadados pelo Programa Mesa Brasil Sesc e Corpo de Bombeiros do RN e, em Natal, as unidades do Sesc Rio Branco, Potilândia e Zona Norte continuam recebendo alimentos não perecíveis, água potável, artigos de higiene pessoal e de limpeza, que serão destinados à ação em Pernambuco.

Ação imediata para amenizar estragos das chuvas

Até o dia 5 de junho, 36.694 refeições produzidas nos restaurantes do Sesc Santa Rita, RioMar e Piedade foram entregues aos desabrigados, numa ação coordenada pela Fecomércio-PE e articulada com as prefeituras do Recife e de Camaragibe e o Sindicom Jaboatão dos Guararapes.

- Publicidade -

“Para alcançar esses números em tão pouco tempo, desde as primeiras horas da manhã do sábado (28), equipes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE – incluindo gestores, assistentes sociais, nutricionistas, cozinheiros, apoios de cozinha, logística e compras – foram mobilizadas para atender a sociedade e começar as entregas no dia seguinte. Até o momento, a operação significa um investimento de R$267,5 mil. Sabemos que as perdas dessas pessoas são irreparáveis, mas acreditamos que estamos conseguindo amenizar o sofrimento pelo qual estão passando”, pondera Peixoto.  

Todos podem ajudar

Além da produção de marmitas, 26 unidades do Sesc e do Senac em 20 municípios de todas as regiões de Pernambuco estão funcionando como pontos de coleta de alimentos não perecíveis, água potável, produtos de limpeza, além de artigos de higiene pessoal, roupas e sapatos. O que for arrecadado irá para o Banco de Alimentos, que faz parte do programa Mesa Brasil Sesc, e atende instituições que cuidam de famílias em situação de vulnerabilidade. 

As doações também podem ser realizadas diretamente para o Banco de Alimentos, via PIX (opção CNPJ – 03482931002105) ou depósito bancários (Caixa Econômica, agência 0923, conta corrente nº 00003775-6, CNPJ 03.482.931/0021-05).

Leia também:

Quase 50% dos brasileiros não têm acesso a redes de esgoto, diz MDR

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -