Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

CPRM publica editais para cessão de exploração mineral em áreas do Nordeste

Os editais sobre projetos nos estados do Pará, Paraíba-Pernambuco e Goiás passaram por audiências públicas e os leilões acontecem no dia 07 de dezembro.
Patricia Raposo
Patricia Raposo
patricia.raposo@movimentoeconomico.com.br
Exploração de fosfato em Miriri, região que abrange Pernambuco e Paraíba/Foto: Serviço Geológico do Brasil

O Ministério de Minas e Energia e Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (MME/SGM) – por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) – publicou os editais de cessão de direitos minerários das áreas de Caulim do Rio Capim/PA, Cobre de Bom Jardim de Goiás/GO, e Fosfato de Miriri/PB-PE.

“Os editais abem oportunidade para investimentos e geração de empregos nessas localidades”, ressaltou o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB-CPRM, Marcio Remédio. Ele recentemente, participou de um painel sobre ativos minerários, durante a Exposibram 2022, e na cosiaão convocou as empresas para participarem dos leilões.

Com essa iniciativa de fomento do setor mineral, o governo federal quer envolver o setor privado participe do processo de pesquisa e estudos sobre os depósitos. O leilão será realizado em 07 de dezembro de 2022, em Brasília – DF, a partir das 10h.

Leia também:

Porto de Suape terá novo terminal para operar minérios

Bamin anuncia investimento de R$20 bi e aumento da produção até 2026

- Publicidade -

Fosfato de Miriri

O projeto Fosfato de Miriri envolve um conjunto de áreas na região costeira de dois estados do Brasil, Paraíba e Pernambuco, com cerca de 45 km no sentido norte-sul – ao sul da cidade de João Pessoa/PB. Abrange os municípios de Alhandra e Pedra do Fogo, na Paraíba, e Goiana, em Pernambuco.

As pesquisas minerais realizadas pelo SGB-CPRM indicaram um potencial de 102,9 milhões de toneladas de minério fosfatado. O projeto foi qualificado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). São sete processos minerários que totalizam 6.112,18 hectares com 115 milhões de toneladas de minério de fosfato e com teor médio de 4,19% de P2O5.

Cobre de Bom Jardim

O edital sobre o Cobre de Bom Jardim trata do mineral presente na cidade de Bom Jardim, no estado de Goiás. A área corresponde a um ativo minerário de 1.000 ha que apresenta estudos detalhados da mineralização e recursos calculados em 4,5 milhões de toneladas de minério. O leilão é destinado à Cessão de Direitos Minerários para celebração de contrato de promessa de cessão e, posteriormente, a cessão definitiva dos direitos minerários.

Caulim no Rio Capim

O edital para cessão de área do minério caulim, no município de Ipixuna do Pará (PA) correspondem a duas áreas pesquisadas: Bloco Sul e Bloco Nortecom 10.000 hectares de área. No Bloco Norte, foram estimados 574 milhões de toneladas e no Bloco Sul o total de recursos foi de 218 milhões de toneladas de minério que corresponde a um volume total de aproximadamente 800 milhões de toneladas de caulim.

Para mais detalhes acesse:

Fosfato de Miriri

Cobre de Bom Jardim

Caulim no Rio Capim

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -