Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

CPRM publica editais para cessão de exploração mineral em áreas do Nordeste

Os editais sobre projetos nos estados do Pará, Paraíba-Pernambuco e Goiás passaram por audiências públicas e os leilões acontecem no dia 07 de dezembro.
Exploração de fosfato em Miriri, região que abrange Pernambuco e Paraíba/Foto: Serviço Geológico do Brasil

O Ministério de Minas e Energia e Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (MME/SGM) – por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) – publicou os editais de cessão de direitos minerários das áreas de Caulim do Rio Capim/PA, Cobre de Bom Jardim de Goiás/GO, e Fosfato de Miriri/PB-PE.

“Os editais abem oportunidade para investimentos e geração de empregos nessas localidades”, ressaltou o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB-CPRM, Marcio Remédio. Ele recentemente, participou de um painel sobre ativos minerários, durante a Exposibram 2022, e na cosiaão convocou as empresas para participarem dos leilões.

Com essa iniciativa de fomento do setor mineral, o governo federal quer envolver o setor privado participe do processo de pesquisa e estudos sobre os depósitos. O leilão será realizado em 07 de dezembro de 2022, em Brasília – DF, a partir das 10h.

Leia também:

Porto de Suape terá novo terminal para operar minérios

Bamin anuncia investimento de R$20 bi e aumento da produção até 2026

- Publicidade -

Fosfato de Miriri

O projeto Fosfato de Miriri envolve um conjunto de áreas na região costeira de dois estados do Brasil, Paraíba e Pernambuco, com cerca de 45 km no sentido norte-sul – ao sul da cidade de João Pessoa/PB. Abrange os municípios de Alhandra e Pedra do Fogo, na Paraíba, e Goiana, em Pernambuco.

As pesquisas minerais realizadas pelo SGB-CPRM indicaram um potencial de 102,9 milhões de toneladas de minério fosfatado. O projeto foi qualificado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). São sete processos minerários que totalizam 6.112,18 hectares com 115 milhões de toneladas de minério de fosfato e com teor médio de 4,19% de P2O5.

Cobre de Bom Jardim

O edital sobre o Cobre de Bom Jardim trata do mineral presente na cidade de Bom Jardim, no estado de Goiás. A área corresponde a um ativo minerário de 1.000 ha que apresenta estudos detalhados da mineralização e recursos calculados em 4,5 milhões de toneladas de minério. O leilão é destinado à Cessão de Direitos Minerários para celebração de contrato de promessa de cessão e, posteriormente, a cessão definitiva dos direitos minerários.

Caulim no Rio Capim

O edital para cessão de área do minério caulim, no município de Ipixuna do Pará (PA) correspondem a duas áreas pesquisadas: Bloco Sul e Bloco Nortecom 10.000 hectares de área. No Bloco Norte, foram estimados 574 milhões de toneladas e no Bloco Sul o total de recursos foi de 218 milhões de toneladas de minério que corresponde a um volume total de aproximadamente 800 milhões de toneladas de caulim.

Para mais detalhes acesse:

Fosfato de Miriri

Cobre de Bom Jardim

Caulim no Rio Capim

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -