A Qair Brasil anunciou nesta sexta-feira (02) a aprovação de seu projeto de geração de hidrogênio verde (H2V) pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) do Ceará. A aprovação ocorreu durante a 318ª reunião ordinária do órgão, no dia 1º de agosto.
Denominado Projeto H2 Fraternité’, ele foi aprovado com 24 votos favoráveis dos conselheiros e visa a produção anual de 42.783 toneladas de hidrogênio gasoso, focado na comercialização para o mercado nacional. Este é o terceiro aval concedido pelo Coema para empreendimentos de H2V. Com a provação, a Qair Brasil avança no setor de energias limpas no Porto do Pecém.
“Foi um marco significativo para a Qair Brasil, especialmente devido à magnitude do projeto de 280MW, que é crucial para o estado do Ceará. Estamos focados no desenvolvimento do hidrogênio verde, uma realidade em que acreditamos. Além disso, estamos estabelecendo uma planta de H2V na França, programada para iniciar as operações no próximo ano, com o objetivo de trazer essa inovação para a comunidade cearense. Estamos ansiosos para concluir tudo até 2026”, destaca Luiz Santos, Diretor de Desenvolvimento e Construção da Qair Brasil.
“Podemos contribuir para esse processo de transição energética e descarbonização da matriz energética mundial. Talvez seja a maior oportunidade que o estado teve nos últimos tempos”, acrescenta Carlos Alberto Mendes, superintendente da Semace.
Além da aprovação do projeto de hidrogênio verde da Qair Brasil, a reunião do Coema também discutiu a alteração da Resolução Coema nº 02, de 11 de abril de 2019, sobre a competência de licenciamento de telecomunicações. Com 16 votos contrários, os conselheiros decidiram manter a competência de licenciamento com a Semace, garantindo maior eficiência nos processos.
Leia também:
Elmano comemora marco do H2V, ferrovia e promete polo automotivo
Lei do Marco Regulatório do Hidrogênio Verde inaugura nova indústria no Brasil