A Brisanet vai implantar 5G em todo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A implantação do sinal na área integra a execução da concessão da Anatel vencida pela operadora em 2021.
Além da CIPP, o sinal abrange a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além da vila de Pecém. José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, informou que a instalação das nove torres já começou e deve ser concluída em 70 dias.
“É gratificante dizer que uma empresa de Pereiro, cidade do Interior do Ceará com seis mil habitantes, é a maior empresa de telecomunicações do Brasil. É com esse espírito que queremos levar essa tecnologia também para a zona rural do nosso estado”, comentou o empresário.
Pecém
Além do 5G, o complexo do Pecém está recebendo novas obras, como a construção de alças de acesso entre as CE-085 e CE-155 e uma rotatória de acesso ao portão 2 do Porto. Os investimentos são da ordem de R$ 3,9 milhões e contemplam a instalação da infraestrutura do 5G.
As ações imediatas acontecem por meio do Pacto pelo Pecém, articulação entre Governo do Estado, CIPP, Assembleia Legislativa do Ceará, prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante e Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP). O Pacto foi inicialmente constituído em 2011 e retomado em agosto do ano passado.
No último dia 9, o governador Elmano de Freitas inaugurou a duplicação da CE-155 no trecho de 21km que faz ligação do Porto com a BR-222. A obra, supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), amplia a capacidade de circulação de veículos pesados e facilita a logística de transporte para o CIPP. O investimento foi de R$ 84.194.059,43, com verbas estaduais e federais.
Leia também:
Seminário discute os caminhos para a infraestrutura em Pernambuco