Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

BYD inicia em janeiro contratação de 10 mil pessoas para unidade na Bahia

Processo seletivo pretende integrar novos colaboradores a diversas áreas da nova fábrica, em Camaçari, na Bahia
Planta BYD Bahia
Nova planta terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano na primeira fase de operação. Foto: BYD

O ano de 2025 promete ser de grande expansão para o mercado automobilístico brasileiro com a fabricação completa de carros pela BYD na sua fábrica em Camaçari, na Bahia. A partir deste mês de janeiro, a gigante chinesa dará início a um processo seletivo para contratar, até agosto, 10 mil trabalhadores para a unidade baiana.

Segundo a montadora, nos próximos dias a BYD anunciará os detalhes de um programa de contratações que promete movimentar profissionais da Bahia e de outros estados. O cronograma prevê a abertura de 2 mil vagas em janeiro, 3 mil em maio e 5 mil em agosto. Os novos colaboradores serão integrados a diversas áreas da nova fábrica, reforçando o compromisso da empresa com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico regional.

“Com a contratação de 10 mil trabalhadores, estamos não apenas impulsionando a economia local, mas também contribuindo para o desenvolvimento de uma cadeia de valor mais verde e eficiente. A BYD está transformando Camaçari no Vale do Silício da América Latina. Estamos construindo um grande centro de P&D, treinando engenheiros e técnicos locais para liderarem em inovação. E isso é apenas o começo”, afirma Stella Li, CEO Américas e Europa e vice-presidente executiva global da BYD.

O ano de 2024 também vai terminando com grandes números para a empresa chinesa. Em todo o mundo, a BYD vendeu um total de 504.003 veículos de passeio apenas no mês de novembro, um crescimento de 67,2% em relação ao mesmo número do ano passado. O total de vendas em 2024 já chega a mais de 3,7 milhões de unidades.

No Brasil, novembro também foi um mês histórico com o sucesso da Black Friday. Foram comercializadas 12.308 unidades nas concessionárias de todo o país. O número de emplacamentos foi o maior já registrado e chegou a um recorde de 8.037. Com isso, nos 11 meses deste ano, o total de carros vendidos pela BYD ultrapassa a marca de 66 mil veículos, um crescimento de 272% em relação ao ano passado.

- Publicidade -

“Nossa meta é consolidar a BYD entre as três marcas que mais vendem no país nos próximos cinco anos. Esperamos um aumento contínuo nas vendas de modelos híbridos e elétricos, acompanhando o crescimento do mercado e a expansão de nossa infraestrutura no Brasil. Hoje a BYD já conta com mais de 150 concessionárias em todos os estados”, destaca Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil e head comercial e marketing da BYD Auto.

Obras de fábrica da BYD seguem aceleradas

Considerada a maior fábrica da BYD fora da China, a unidade que está em construção no município de Camaçari, começou oficialmente há menos de nove meses e estão em ritmo acelerado. A fase 1.1 do projeto engloba o galpão para a montagem dos carros no sistema SKD (Semi Knocked Down), a fábrica de inspeção final e as pistas de teste de velocidade e obstáculos. A conclusão desta fase está prevista para começar após o carnaval de 2025.

Em seguida, as obras vão se concentrar na fase 1.2, que contempla a produção completa de veículos elétricos e híbridos e terá 28 novas edificações e 2 pátios. A produção plena dos modelos deve começar ainda em 2025. Com esses avanços, a BYD reforça seu compromisso com a produção local e a expansão do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

A nova planta terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano na primeira fase de operação e 300 mil unidades na segunda fase. O número de vagas também deu um salto de 10 para 20 mil postos de trabalhos diretos e indiretos.

Leia mais: Grupo mineiro vai investir R$ 2 milhões em novas farmácias populares em Alagoas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -