
O grupo português Vila Galé anunciou o início da construção de dois empreendimentos hoteleiros no município de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, para o segundo semestre deste ano. O investimento será superior a R$ 200 milhões, com conclusão prevista em até 18 meses. A informação foi divulgada após o Governo de Alagoas oficializar a transferência de um terreno de 11,8 hectares, localizado na Praia de Miaí de Cima, para a rede hoteleira.
Durante o anúncio, o presidente do grupo, Jorge Rebelo, destacou que os incentivos locacionais oferecidos pelo governo estadual foram fundamentais para a realização do projeto. “São muito importantes. Eu diria que são decisivos”, afirmou.
Em fevereiro, o governo do estado oficializou por meio de decreto do Diário Oficial do Estado a concessão de incentivos fiscais e locacionais para a instalação dos empreendimentos.
Complexo de hotéis incluirá resort temático e unidade de luxo
O novo complexo contará com o Hotel Vila Galé Nep Kids, voltado para o público infantil e com foco em famílias. Inicialmente projetado para ter 252 apartamentos, o empreendimento foi ampliado e terá agora 350 unidades habitacionais, além de um Centro de Convenções e uma boate. Já o segundo hotel será o Vila Galé Collection, da linha de resorts de luxo da rede, com 144 apartamentos.
Segundo Jorge Rebelo, os empreendimentos devem gerar mais de 500 empregos diretos na região. Ele também enfatizou os benefícios econômicos que projetos como esse trazem para os municípios.

“Estes incentivos, é importante que se diga, têm um retorno muito rápido. Os hotéis vão gerar muito emprego, vão gerar renda, desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas. Para o Estado, vai ser também uma geração de renda, porque nós faturamos muito. Vá perguntar à prefeita da Barra de Santo Antônio: mesmo com a redução do imposto, quem é o principal contribuinte do município? É o Vila Galé”, disse o empresário.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, ressaltou o papel do governo na criação de um ambiente favorável à chegada de novos investimentos. “Somente no ano de 2024, o Governo de Alagoas capacitou mais de 3 mil agentes internacionais para a venda do Destino Alagoas. O governador Paulo Dantas sempre colocou o turismo como um grande protagonista no cenário econômico e de geração de emprego e renda. E isso já se reflete nos números”, destacou.
Braga também apresentou dados recentes sobre o crescimento do turismo em Alagoas. “Nós fechamos 2024 com aumento de 15%, tanto no quantitativo de voos, quanto no fluxo de passageiros do nosso Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Isso representa, pelo menos, mais de 300 mil turistas acima do registrado no ano de 2023. Comparando o mês de dezembro de 2024 com dezembro de 2023, tivemos 207% de incremento no desembarque de turistas internacionais”, celebrou.
Leia mais: Projeto de rede subterrânea pode impactar tarifa de energia em Alagoas