Considerado um dos principais destinos de Alagoas, a cidade de Maragogi, no extremo Norte do estado, deve crescer ainda mais nos próximos anos com obras e um aeroporto. O destino também ganhará em dezembro o primeiro hotel de bandeira internacional, da marca Ibis.
Em entrevista ao Movimento Econômico, o diretor de desenvolvimento da Atrio Hotel Management, João Cazeiro, falou sobre a expectativa da abertura de mais um hotel do grupo Accor no Nordeste e que será gerido pela Atrio. Em Maragogi, está em fase final de construção o hotel Ibis Styles Maragogi, que também será o primeiro da franquia no estilo pé na areia do Brasil.
No total, são 180 apartamentos todos com vista para o mar, nas categorias duplo, triplo, família e PcD. Eles se somam a uma infraestrutura que inclui bar, restaurante, academia, salas de reunião, piscina e bar da piscina.
Foram mais de R$ 50 milhões investidos na construção do empreendimento, que teve financiamento do Banco do Nordeste. “Nós olhamos com muita atenção e carinho para Alagoas e estamos acompanhando o crescimento do turismo no estado, além dos investimentos em infraestrutura, como o aeroporto em Maragogi, que vai deixar ainda mais atrativo o destino, facilitando a chegada do turista”, explicou Cazeiro.
João explicou ainda que o novo empreendimento vai gerar emprego para os moradores do município, além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região. Ele chama destaca que o Ibis Styles Maragogi se coloca como um diferencial frente aos concorrentes da região, por possuir tarifas mais econômicas e qualidade no serviço oferecido aos hóspedes.
Ibis em Maragogi
“Quando você pensa na marca Ibis, você pensa em economia, boas instalações e é o mesmo padrão de serviço que você encontra em qualquer hotel da bandeira pelo mundo. Em Maragogi não será diferente, mas com o diferencial que será o nosso primeiro hotel que é literalmente pé na areia e acredito que será um grande diferencial na hora de escolher a estadia”, disse João Cazeiro.
O turismo vive um bom momento em todo o país na era pós-pandemia, com crescimento de 19,8% em 2023. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, entre 2020 e 2023, destinos de lazer com sol e praia dominaram a preferência dos brasileiros.
Alagoas foi o destino do país onde os turistas de outros estados mais gastaram, com R$ 3.704, seguido por Pernambuco, com R$ 2.683, e Bahia, com R$ 2.467. Ainda segundo a pesquisa, em 38,0% das vezes, o viajante partiu e teve como destino o Sudeste. Essa região, que é a mais populosa do país, foi a origem de 45,9% do total das viagens, seguida pelo Nordeste (22,0%) e pelo Sul (17,1%). A mesma sequência se manteve em relação ao destino da viagem: Sudeste (43,4%), Nordeste (25,3%) e Sul (17,4%).
A temporada 2024/25 em Alagoas deve movimentar mais de R$ 2 bilhões, segundo a Secretaria do Turismo de Alagoas com parcela significativa de turistas vindos de outros estados do país. O crescimento e a procura por Alagoas como destino de férias e viagens curtas também incentiva que empresas do ramo hoteleiro invistam em novos empreendimentos. No Litoral Norte, por exemplo, outros quatro hotéis do tipo resort estão em construção, o que vai aumentar a procura por destinos como Maragogi e cidades no seu entorno.
Cazeiro reforçou a importância dos investimentos e expansão da empresa na região. “Reafirmamos nosso compromisso e comprometimento com o Nordeste, a partir de mercados estratégicos como são Pernambuco, Alagoas e Ceará”, diz o executivo, confirmando os planos da Atrio de atingir a marca de 140 hotéis e 22 mil apartamentos, além de um volume de negócios de R$ 2 bilhões, em 2027. “Na mesma medida em que enxergamos os desafios, estamos atentos às oportunidades e não há dúvidas de que elas passam pelos estados do Nordeste”, finaliza.
Leia mais: Expansão imobiliária e aeroporto até 2025 mudam padrão do Litoral Norte de AL
Turismo em Alagoas quer superar faturamento de R$ 2 bi na alta temporada