Entre protestos e união de rivais, Lula entrega 914 moradias em Maceió

Lula cumpriu agenda de entrega e autorização de obras em Alagoas, no segundo dia de agendas no estado
Lula entrega casas em Maceió
Lula entrega conjunto habitacional em Maceió e visita casas. Foto: Pei Fon/ Agencia Alagoas

Cumprindo segundo dia de agendas em Alagoas, o presidente Lula entregou, na manhã desta sexta-feira (10), 914 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. Entre vaias a opositores políticos, cobranças e trocas de farpas, Lula destacou que o evento era um ato institucional e não político.

Assim como ocorreu na quinta-feira (9), na assinatura da Ordem de Serviço para as obras do trecho 5 do Canal do Sertão, Lula reuniu grupos políticos locais no mesmo palanque. Desta vez estavam presentes o governador de Alagoas, Paulo Dantas, os ministros do Transporte, Renan Filho, das Cidades, Jader Filho, de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, deputados federais, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC.

O residencial Parque da Lagoa, entregue nesta sexta em Maceió, foi construído por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, e é destinado a famílias de baixa renda que moravam às margens da Laguna Mundaú em condições precárias. Lula adiantou que pretende entregar outras 702 moradias na mesma região em agosto deste ano. O investimento total do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) no empreendimento entregue nesta sexta-feira foi de R$ 201,2 milhões.

“Esses apartamentos que nós entregamos são apenas o começo. É preciso mais coisa. É preciso escola de qualidade. É preciso creche. É preciso que a gente tenha parque, campinho de futebol para essas crianças”, afirmou Lula.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, afirmou que a readequação da Orla Lagunar de Maceió garante infraestrutura e qualidade de vida para as pessoas que moram na região.

- Publicidade -

“As habitações do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, proporcionam o desenvolvimento humano e econômico. As pessoas deixam de pagar o aluguel para residir em uma casa própria, com melhores condições, se distanciando cada vez mais das situações de vulnerabilidade. No desenvolvimento econômico, o programa implantado pelo governo do presidente Lula gera empregos, renda e fomenta a indústria da construção civil”, destacou.

União de grupos políticos marcou evento em Maceió

O presidente Lula fez um discurso em tom apaziguador após a plateia que compareceu ao evento reagir com vaias ao deputado Arthur Lira e ao governador de Alagoas, Paulo Dantas. Lula, inclusive, levantou-se e ficou ao lado de Arthur Lira durante seu discurso, para tentar evitar as reações negativas ao presidente da Câmara dos Deputados.

“Esse ato de hoje é para homenagear os companheiros do Conjunto Residencial Parque da Lagoa. Não tem partido político. É um ato institucional, onde estão o presidente da República, o governador, o prefeito e outras lideranças. É um ato que não é para fazer a disputa que a gente vai fazer na eleição”, alertou Lula.

Arthur Lira e Lula
Ao lado de Lula, deputado Arthur Lira defende ações em prol da população carente. Foto: Reprodução Youtube

Arthur Lira reagiu às vaias destacando suas ações em prol da população alagoana, afirmando ser uma bandeira de luta que herdou do pai, o prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira.

“As pessoas aqui conviviam com enchentes, maré, lamas e tudo isso ficou no passado graças a um esforço nosso que começou lá atrás. Esse é um compromisso pessoal que tenho ao lado do meu pai, senador Biu. Tenho muita satisfação de estar aqui e participar desse momento ao lado do presidente Lula”, disse.

O prefeito de Maceió, JHC, discursou entre vaias e aplausos e criticou a gestão municipal passada por não ter concluído as obras. O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, era até o mês passado, secretário de Infraestrutura do governo Paulo Dantas, aliado de Lula.

“Quando chegamos aqui não tinha uma pedra de tijolo e isso era um sonho antigo, era uma chaga, uma fratura exposta da cidade, mas que infelizmente não tiveram a competência de tirar essa obra do papel. Aqui não só tem concreto, tem amor, respeito, dignidade e tem futuro melhor para essas crianças”, disse.

Entrega casas Maceió
Residencial Parque da Lagoa beneficiará famílias carentes do bairro do Vergel do Lago, em Maceió. Foto: Pei Fon/ Agencia Alagoas

JHC também falou da importância de manter relacionamento com o Governo Federal para criar um pacto federativo que garanta recursos e melhorias para a população carente.

“Nós temos que fazer um pacto social independente de coloração partidária, porque quando o povo está na frente, são os interesses da nação que estão em jogo, para um país melhor. Estamos aqui dando continuidade a esse pacto social, com o Governo Federal, Caixa Econômica e empresários que investiram no Parque da Lagoa”, disse.

O governador Paulo Dantas também reagiu à manifestação da plateia, destacando a importância da democracia e do respeito aos posicionamentos políticos de todos.

“Eu resolvo as minhas coisas conversando, dialogando. Eu sou um homem público que estou pronto para receber aplausos e vaias. A democracia é justamente isso, respeitar a opinião do outro, e eu respeito a opinião de todos vocês”, afirmou.

Dantas também aproveitou para falar do desastre ambiental ocorrido em Maceió decorrente da mineração de Sal-gema, realizada pela Braskem. Ele cobrou engajamento de todos para buscar uma solução para reparar as vítimas.

“Até agora, ninguém falou do maior crime ambiental causado em áreas urbanas no mundo, que foi feito pela empresa Braskem. Nós precisamos encontrar uma saída para as vítimas, para o meio ambiente, para Maceió, para as cidades da Região Metropolitana”, defendeu.

Leia Mais: Ao lado de Lira e Renans, Lula autoriza obras do Canal do Sertão em AL

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -