Abatedouro de Viçosa começa a operar através de PPP

Gestão será do Grupo Campo do Gado, que tem como meta a expansão do equipamento para alcançar capacidade de abate até 300 bovinos por dia Da Agência Alagoas Uma Parceria Público Privada (PPP) transferiu do poder público para o Grupo Campo do Gado, a gestão do Abatedouro Frigorífico de Viçosa, que passa administrar o equipamento […]

Gestão será do Grupo Campo do Gado, que tem como meta a expansão do equipamento para alcançar capacidade de abate até 300 bovinos por dia

Da Agência Alagoas

Uma Parceria Público Privada (PPP) transferiu do poder público para o Grupo Campo do Gado, a gestão do Abatedouro Frigorífico de Viçosa, que passa administrar o equipamento na próxima segunda-feira (26). 

- Publicidade -
Governador Renan Filho assina concessão/Foto: Márcio Ferreira

Viçosa é uma das regiões mais prósperas para a pecuária; “O município conta com qualidade genética diferenciada, com produtores especializados e com propriedades que criam bovinos há muito tempo. A instalação daquele abatedouro em Viçosa é para o Estado de Alagoas um marco”, afirmou o governador Renan Filho, que assinou nesta sexta-feira a concessão do equipamento.

Além de Viçosa, o Abatedouro Frigorífico vai beneficiar outros onze municípios da região: Anadia, Boca da Mata, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Maribondo, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo e Tanque D’Arca.

O Governo do Estado investiu R$ 9,6 milhões na construção do Abatedouro Frigorífico, que está disposto numa área de 26,4675 hectares, com 2.341,19 m² de área construída. A capacidade de abate diário é de 50 bovinos, 50 suínos e 40 ovinos/caprinos.

- Publicidade -

“A iniciativa privada traz o seu gabarito para fazer com que os abatedouros, aqui no Estado de Alagoas, levem a carne, a proteína animal, com mais qualidade à mesa dos alagoanos”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maykon Beltrão.

 “Nós recebemos a concessão do equipamento, mas temos que ampliar para adequar às condições sanitárias exigidas. Esperamos que, até dezembro, a gente já possa fazer o abate experimental e, no máximo, dentro de um ano, rodar essa planta por inteiro”, explicou Gustavo Machado, proprietário do Grupo Campo do Gado.  Segundo ele, com a expansão o equipamento terá capacidade de abate até 300 bovinos por dia.

Rodovias

Durante a solenidade, o governador destacou a importância das rodovias que estão sendo implantadas pelo Estado no Vale do Paraíba alagoano, ligando Pindoba a Viçosa e Capela a Murici. Renan Filho confirmou, ainda, que fará a estrada entre Chã Preta e Correntes, em Pernambuco.

“Nós vamos entregar, em dezembro, a rodovia de Murici a Capela, unindo o Vale do Mundaú ao Vale do Paraíba. E vamos iniciar, nos próximos dias, uma outra estrada que será muito importante, ligando Correntes, em Pernambuco, a Chã Preta, em Alagoas, que vai, também, ajudar bastante na integração regional e na facilitação para que os animais cheguem à cidade de Viçosa para o abate”, citou o governador.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -